Hospital Veterinário recebe visita de senador e ex-governador

O Hospital Veterinário da UFPR recebeu na última semana a visita do senador da República Sérgio Souza e do conselheiro do BNDES e ex-governador Orlando Pessuti. Eles vieram conhecer o trabalho, as instalações, as necessidades e as pessoas que fazem a história e a vida do hospital, criado em 1972. Fizeram parte da recepção o reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari e o diretor do Hospital Veterinário, professor Ivan Roque de Barros Filho.

Participaram da comitiva de recepção diversos servidores técnico-administrativos, como André Kafka, Norton Nohama e os professores Fabiano Montiani Ferreira, vice-diretor do HV, Elizabeth Santin, chefe do Departamento de Medicina Veterinária, Amadeu Bona Filho, Cícero Gonçalves, Romildo Weiss ─ que foi professor de Orlando Pessuti ─ e Ivan Deconto.

Para o senador Sérgio Souza, conhecer o trabalho realizado no Hospital Veterinário, ligado a um dos mais antigos e tradicionais cursos de Medicina Veterinária do país, mostra a qualidade do compromisso social da UFPR com o estado. ‘Atendendo ao convite do diretor Ivan Barros, viemos conhecer o trabalho realizado pela universidade e ficamos muito felizes com a qualidade do curso e do atendimento prestado à comunidade. Ao mesmo tempo, nos sensibilizamos com a situação do prédio, que foi inaugurado em 1972 e hoje tem vários problemas de infraestrutura’, destacou o senador.

Segundo o professor Ivan Roque de Barros Filho, com o passar dos anos muitos serviços e especialidades foram criados na Medicina Veterinária e a infraestrutura hospitalar não acompanhou essa evolução. ‘O centro cirúrgico de pequenos animais, o setor de animais

selvagens, o setor de patologia, o diagnóstico por imagem, são alguns locais que precisam de reformas e adaptações’. O hospital atende cerca de seis mil casos por ano, fazendo uma média de 35 mil procedimentos. Alunos e professores desenvolvem vários projetos na comunidade, como o controle de zoonoses, oftalmologia veterinária, carroceiro, unidade móvel de educação e saúde animal, entre outros.

O Conselheiro do BNDES e ex-governador Orlando Pessuti é ex-aluno da UFPR. O período de faculdade abriu as portas para que Pessuti entrasse com mais intensidade na política. Presidiu a Casa do Estudante Universitário (CEU) em Curitiba onde promoveu amplas reformas para dar uma melhor qualidade aos alunos vindos de várias partes do Estado para cursar a Universidade.

Guiados pelo diretor da instituição Ivan Barros, o grupo visitou as diferentes alas do Hospital, passando pelo centro cirúrgico de pequenos e grandes animais e os setores de animais selvagens, patologia e diagnóstico por imagem.

A visita foi importante para que Sérgio Souza e Orlando Pessuti pudessem ter contato direto e conhecer com maior profundidade o trabalho que atualmente é realizado no HV e suas necessidades. Isso permitirá que ambos possam apoiar a UFPR e o HV na liberação do financeiro das emendas parlamentares federais alocadas no Orçamento da União para o corrente exercício de 2011, incluir emendas novas para 2012 e apoiar na tramitação pleitos da UFPR nos diversos ministérios em Brasília.

Para o reitor Zaki AKel, a visita que passou por todas as instalações mostra um hospital vivo, vibrante, comprometido com a formação cidadã e de qualidade. ‘É uma grande satisfação receber visitas importantes como o senador Sérgio Souza e o conselheiro do BNDES Orlando Pessuti e poder mostrar um trabalho de tanta qualidade como o do Hospital Veterinário. Ao mesmo tempo, são paranaenses importantes no cenário nacional e que vêm ao encontro de nossas necessidades de melhorias para se somarem aos diversos avanços que a UFPR vem fazendo nesta área’.

Autoridades visitam o Hospital Veterinário

Fonte: Bruno Zermiani, com orientação de Ana Paula Moraes