Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

História e estórias da UFPR contadas em livro

Foram esses os sentimentos experimentados pelo professor Ulf G. Baranow, um dos organizadores do livro “Universidade Federal do Paraná – História e Estórias”, lançado em comemoração aos 95 anos da Entidade. Segundo o professor, formado em Filosofia em 1960, a descrição histórica da Universidade mais antiga do Brasil precisava ser atualizada, embora ainda existam muitos aspectos a serem descobertos.

O conteúdo do livro é uma conciliação de duas narrativas, ao mesmo tempo paralelas e complementares entre si: o importante trabalho da historiadora Márcia Dalledone Siqueira, também organizadora da obra, fundamentado em suas pesquisas, e as entrevistas feitas pelo professor Baranow e colaboradores, além da coleta de depoimentos e memórias de docentes aposentados, que passaram pela UFPR em diversas épocas.

Túnel do tempo – Os interessados na “História” da Instituição, normalmente recorrem ao livro do professor Ruy Cristóvam Wachowicz intitulado “A Universidade do Mate”, que abarca um período de 38 anos de sua existência, de 1912 a 1950. “Mirando pelo túnel do tempo, em 2007, estavam praticamente sem cobertura 57 anos, desde a federalização da Universidade em 1950. Não existia nenhuma narrativa histórica abrangente desse período”, constata Baranow.

A idéia da necessidade de um livro que cobrisse toda a história da instituição ocupou o professor desde 1998, quando começou a coletar e pesquisar a iconografia no contexto histórico da Universidade. No livro comemorativo, a pesquisa histórica ficou a cargo da professora Márcia, especialista em “História da UFPR”. “Enfim, a proposta foi concretizada em fevereiro de 2007, com o convite oficial para organizar a obra pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior”, lembra o professor.

Assim, as atividades relativas ao livro foram iniciadas em março de 2007 e contaram com o apoio do Gabinete do Reitor, da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Editora da UFPR e da FUNPAR. O prazo para finalizar o trabalho foi o mês de outubro de 2007, “um período curto que exigiu dedicação exclusiva à elaboração da obra”, conta.

Entrevistas – “A Universidade como cenário de vivências de pessoas é realmente um assunto apaixonante”, foi a impressão sentida pelo professor ao longo das entrevistas realizadas com docentes aposentados. São contribuições à história oral da UFPR, vivenciada e lembrada por pessoas que participaram efetivamente da construção desta instituição, observa”. E mais: o engajamento, a identificação e o amor pela Entidade demonstrado por esses professores, são traços comuns , independentemente de filiações políticas, filosóficas ou de áreas do conhecimento, complementa.

As “estórias” despontam nas entrevistas e em depoimentos expressivos de professores como Milton Ferreira do Amaral – filho do fundador da Instituição, Iseu Affonso da Costa, Elgson Ribeiro Gomes, René Dotti e tantos outros.

Palácio da Luz – As imagens que ilustram o livro, muitas delas de fotos antigas, foram cedidas por várias fontes na Universidade – Seção de Memória da Biblioteca Central, Gabinete do Reitor, além de acervos particulares, recorda o organizador. “Um momento importante é representado pela imagem na capa, explica. Um instante de luzes e movimentos, captados pela fotógrafa Izabel Liviski num flagrante que revive o antigo Palácio da Luz, como era conhecido o Prédio Histórico há 90 anos atrás”,destaca Baranow. E no alto das colunas o nome da “Universidade do Paraná”, legado precioso de quase um século de vida e sabedoria que testemunhou e ainda registra a história de Curitiba e do Paraná.

Foto(s) relacionada(s):


Professor Ulf G. Baranow
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Sônia Loyola