HC faz campanha no Dia Mundial do AVC

A Campanha desse ano, intitulada ‘Um em cada seis’ pela Organização Mundial do AVC, irá destacar o fato de que, a cada seis pessoas uma terá um Acidente Vascular Cerebral durante a sua vida. Além disso, a cada seis segundos, uma pessoa morre em decorrência do AVC. Todos estão em risco uma vez que o AVC pode acontecer em qualquer idade, incluindo crianças e recém-nascidos.

No HC, a campanha será realizada na entrada do prédio dos ambulatórios e terá o objetivo de esclarecer aos pacientes, familiares e acompanhantes sobre os fatores de risco que aumentam as chances para um AVC como a hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol elevado, sedentarismo, tabagismo, doenças do coração, entre outros. As pessoas atendidas ainda receberão uma ficha para registrar os dados de Índice de Massa Corporal, da Circunferência Abdominal e da Pressão Arterial. Também serão prestadas informações sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que possui um pronto-atendimento pré-hospitalar, sendo a melhor alternativa para evitar ou diminuir as graves sequelas causadas pela doença, uma vez que, quando socorrido pelo SAMU, o paciente é rapidamente encaminhado para os centros de referência de tratamento do AVC.

A falta de informação sobre como preceder após a ocorrência de um AVC é uma das principais causas na demora do atendimento ao paciente, aumentando assim a possibilidade do mesmo contrair dificuldades motoras ou sensitivas, leves ou graves, temporárias ou permanentes. O esclarecimento sobre a doença ainda permite maior controle e prevenção dos fatores de risco do AVC. Embora a idade e o histórico familiar do paciente não sejam modificáveis, quanto mais cedo começar a reduzir os riscos, maiores serão as probabilidades de prevenir a ocorrência dessa doença.

Serviço:

Campanha de sensibilização no Dia Mundial do AVC