Greve dos servidores: reunião em Brasília

O dia dos servidores técnico-administrativos começou na terça, dia 05, com uma passeata pelas ruas do centro da cidade de Curitiba, para expor para sociedade os motivos da greve que teve início no dia 28 de maio. A manifestação recebeu adesão de servidores de outros órgãos públicos, como o IBAMA, o INCRA, o IBGE e do IFHAN.

Iniciada em frente ao Teatro da Reitoria, na rua XV de Novembro, a passeata foi avaliada pela direção do Sinditest – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná, como positiva. ‘Reunimos cerca de 500 pessoas e tivemos a adesão de outros servidores públicos. Além disso, conseguimos mostrar para a população a nossa pauta de reivindicações, ligadas inclusive com a melhoria de atendimento para a própria sociedade, como é o caso das atividades no Hospital de Clínicas’, esclarece José Carlos Belotto, presidente do Sinditest.

Apoio parlamentar – Além da passeata, a agenda da terça também teve espaço para uma manifestação na Câmara dos Vereadores de Curitiba. ‘Fomos expor aos vereadores a nossa causa e angariar apoio’, expõe o presidente do Sinditest.

Na manhã dessa quarta, dia 06, diversos servidores técnico-administrativos concentraram-se no Restaurante Universitário da Reitoria para ouvir os informes que a diretoria do Sindicato tinha a passar sobre as últimas ações. Entre elas estava a manifestação em relação ao pedido da direção do Hospital de Clínicas para que fosse reestabelecido 100% do atendimento nas áreas críticas do Hospital. ‘Informamos aos servidores que reiteramos em carta à Reitoria nossa posição acordada com a direção do Hospital antes da paralização: o atendimento nas áreas críticas está sendo feita por 50% do efetivo dos funcionários’, apontou Belloto. ‘Além disso, sugerimos no documento que seja feito o que comumente o Hospital faz na falta de servidores: remanejamento interno de servidores treinados ou o pagamento de horas extras para os funcionários da Funpar atenderem as áreas críticas’, esclarece.

Início das negociações – O Sinditest aguarda a comunicação da FASUBRA em relação a primeira reunião de negociações com os Ministérios do Planejamento e da Educação. ‘Esperamos que não seja apenas a abertura das negociações, mas que haja uma proposta concreta do Governo Federal sobre a nossa pauta de reivindicações’, confirma o presidente do Sinditest. Em relação aos prejuízos que a greve dos servidores técnico-administrativos está ocasionando para as atividades da UFPR, principalmente em relação ao Hospital de Clínicas, a Reitoria da Universidade está mediando as conversações.

Passeata dos servidores técnico-administrativos
Foto: Patricia Favorito Dorfman