Alunos de Jornalismo da UFPR recebem sete prêmios em concurso do Sindijor-PR

Alunos de Jornalismo da UFPR receberam sete prêmios no ’12º Prêmio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense’, iniciativa do SINDIJOR-PR – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná que visa reconhecer o talento dos acadêmicos e incentivar a produção nas faculdades de jornalismo do Estado.

O jornal Comunicação recebeu dois primeiros lugares: um na categoria Jornal Laboratório e outro na categoria Jornal Laboratório On-line, pelo site www.jornalcomunicacao.ufpr.br. Alunos do 7º período de jornalismo da UFPR, Ana Clarissa Hupfer, Ana Cristina Seciuk, Célio Yano, Elaine Santos, Erike Feitosa e Jaqueline Bartzen receberam a 1ª colocação na categoria Documentário com o filme Daltonismo, que retrata aspectos da vida e da obra do escritor curitibano Dalton Trevisan.

A UFPR ainda levou o segundo lugar na categoria Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa, com o Projeto da Assessoria do Intercom Sul 2006; o terceiro lugar na categoria Reportagem para TV com Uma vida dedicada às nossas crianças (de Bruna Walter); e, na categoria livro reportagem, o segundo e terceiro lugares, respectivamente, com Luz, câmera, (improvis)ação (de Marilia Seeling de Oliveira) e 24 quadros – uma viagem pela Cinelândia curitibana (de Luciana Cristo e Nívea Miyakawa).

De acordo com Luiz Paulo Maia, professor do Departamento de Comunicação Social da UFPR, orientador do Comunicação em 2006 e de dois dos livros premiados, o concurso do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná é o mais importante do Estado e um dos mais importantes do País. “Ele estimula a produção de qualidade em todas as escolas do Paraná, numa época em que a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão está, novamente, ameaçada”. Luiz Paulo diz não ter recebido com surpresa os prêmios, uma vez que a UFPR sempre consegue classificar trabalhos para a final do concurso. Com relação ao jornal laboratório, categoria mais nobre do Prêmio, ele lembra que há anos o curso não conseguia imprimir o número mínimo de edições para participar. “Nesse sentido, o apoio da Reitoria foi fundamental, pois bastou que o compromisso fosse assumido pela atual gestão para mostrarmos que os nossos alunos produzem o melhor jornal laboratório do Paraná”.

Todas as edições do ano passado e deste ano do Comunicação estão disponíveis para download no site www.jornalcomunicacao.ufpr.br, que, desde o mês de março, está disponibilizando grande parte da produção dos alunos do curso de jornalismo, inclusive nas áreas de Rádio e TV – por meio da Rádio e da TV Comunicação – numa nova proposta que envolve a participação de mais cem acadêmicos e seis professores.

Equipe do Comunicação recebe o prêmio da presidente do Sindijor Aniela Almeida
Foto: Pedro Serápio