Governo orienta sobre a gripe A na volta às aulas

A orientação tem como objetivo reforçar a prevenção contra a gripe A (H1N1) e evitar que alunos infectados contagiem colegas. Professores também devem ficar atentos e orientar estudantes com sintomas a retornar às suas casas.

Pais e responsáveis devem levar seus filhos às unidades de saúde ou ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais de uma gripe, que são febre repentina, tosse, coriza, dores musculares e nas articulações e dor de cabeça.

Os sintomas da gripe comum, a sazonal, e a nova gripe, Influenza A (H1N1), são semelhantes, e, em sua maioria, a doença manifesta-se de forma leve. A maior parte dos infectados se recupera rapidamente, sem necessidade do uso de medicamento antiviral (fosfato de oseltamivir).

Prevenção

Para prevenir a doença, alguns cuidados básicos de higiene devem ser tomados. É importante criar o hábito de lavar bem as mãos com água e sabão e evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

O Ministério da Saúde elaborou um guia que responde às principais dúvidas dos brasileiros sobre o vírus Influenza A (H1N1), causador da gripe suína. As perguntas vão desde a previsão de produção da vacina no Brasil até os critérios de distribuição do medicamento para o tratamento da doença.

Para melhores informações sobre a doença, acesse o portal do Ministério da Saúde ou ligue para o Disque Saúde (0800 61 1997).

Ala especial no HC

A partir desta sexta-feira (24/7), o Pronto-Atendimento do Hospital de Clínicas da UFPR está fechado para o atendimento ao público. O espaço será utilizado para o atendimento específico dos pacientes respiratórios graves ou em situação de risco que estejam sob suspeita de estarem contaminados pelo vírus da nova gripe.

A ala especial no HC receberá somente os pacientes encaminhados pelas unidades de urgência. O novo setor terá 14 leitos com respiradores, além de outros 19 para isolamento.

As pessoas que precisarem de cuidados médicos deverão se dirigir diretamente a qualquer das oito unidades de urgências médicas de Curitiba ou, no caso de pacientes de fora do município, aos serviços médicos de suas próprias cidades.

Material de divulgação disponível no site do Ministério da Saúde
Foto: www.saude.gov.br

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira [com informações da Agência Brasil, MEC, MS e PMC]