FINEP abre chamadas para propostas de infra-estrutura de pesquisa

No ano passado a UFPR recebeu recursos da ordem de R$ 4 milhões da chamada CT/INFRA 2007 e a expectativa é de que neste ano a instituição consiga recursos ainda maiores. Pesquisadores interessados em participar devem acessar o site da Financiadora e conferir os editais que vai selecionar propostas que visem implantar, modernizar ou recuperar a infra-estrutura física das universidades brasileiras.

No endereço WWW.finep.gov.br, link chamadas públicas, CT-INFRA, é possível conferir as duas chamadas públicas vigentes. A primeira refere-se ao apoio a projetos em campi fora da sede da universidade. No caso da UFPR, é o edital voltado para o Litoral, Palotina e Centro de Estudos do Mar. Já na segunda, são projetos para a sede, no caso, Curitiba, onde a universidade tem dez campi e oito áreas de pesquisa.

É a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação quem gerencia quais projetos serão apresentados pela instituição. Professores interessados em participar de algum subprojeto devem procurar os respectivos líderes das oito áreas existentes. Contatos devem ser feitos diretamente na Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, pelo e-mail pesquisaprppg@ufpr.br.

RECURSOS FINANCEIROS A SEREM CONCEDIDOS – Para a Chamada Pública de campi regionais serão comprometidos recursos não reembolsáveis no valor de até sessenta milhões de Reais originários FNDCT/CT-Infra. O valor total da proposta deve ser limitado em R$ 2,5 millões. A liberação dos recursos somente ocorrerá em conformidade com a disponibilidade orçamentária e financeira do FNDCT/CT-Infra. Para os campi sede, serão comprometidos recursos não reembolsáveis no valor de até R$ 360 milhões. Destes recursos, pelo menos 30% deverão ser aplicados nas regiões Norte (N) Nordeste (NE) e Centro-Oeste (CO) e nas regiões de abrangência da SUDENE e da SUDAM.

DESPESAS APOIÁVEIS – no link citado da FINEP o professor interessado em participar encontrará informações detalhadas sobre o processo. Verá que entre as despesas apoiáveis estão por exemplo a instalação e manutenção de equipamentos ou as próprias edificações de pesquisa. Já nas denominadas despesas de capital estão incluídas obras, reformas e adequação da infraestrutura física, equipamentos, material permanente e material bibliográfico. Incluem-se ainda as despesas operacionais e administrativas: o projeto poderá contemplar a cobertura de despesas operacionais e administrativas, de caráter indivisível, respaldadas na Lei nº 10.973/04, denominada “Lei da Inovação”, até o limite de 3% do valor dos recursos solicitados a FINEP, não podendo ultrapassar R$250.000,00.

Laboratório de Biotecnologia
Foto: Izabel Liviski