Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Filosofia e Sociologia voltam ao currículo do Ensino Médio

Aprovado no último mês de maio pelo Congresso Nacional, o projeto prevê a inclusão obrigatória da Filosofia e da Sociologia como disciplinas em todos os anos do Ensino Médio. De autoria do deputado federal Ribamar, doPSB-MA, a proposta foi apresentada em 2003.

O professor Emmanuel José Appel, do Departamento de Filosofia da UFPR, acompanhou a sanção no Palácio do Planalto, em Brasília, na condição de representante do Fórum Sul-Brasileiro de Filosofia e Ensino.

Envolvido com a luta pelo retorno das disciplinas —substituídas pelo regime militar, em 1971, por “Educação Moral e Cívica” e “Organização Social e Política do Brasil—, Appel avalia que a aprovação do projeto constitui um fato histórico para a educação brasileira.

“Este momento é histórico. Estamos devolvendo aos jovens brasileiros as condições de serem protagonistas de sua própria história”, declarou Appel emocionado por telefone. “Os governos de exceção nunca viram o exercício do pensamento crítico com bons olhos.”

Em 2001, o então presidente Fernando Henrique Cardoso do PSDB vetou um projeto similar em 1997, apresentado naquela época pelo deputado federal Padre Roque do PT-PR. Alegação do veto: falta de professores e de recursos financeiros.

“Essas razões do veto de FHC eram mentirosas. Naquele tempo existiam mais de 250 cursos de Ciências Sociais e de Filosofia no Brasil”, informa o professor da UFPR.

Emmanuel Appel fará esta semana palestras em Natal na UFRN e em Mossoró na UERN a respeito do retorno da Filosofia ao Ensino Médio.

Foto(s) relacionada(s):


Emmanuel Appel, professor de Filosofia da UFPR
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Fernando César de Oliveira