Festival de Inverno abre inscrições para oficinas

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de julho pelo site do Festival de Inverno 2010 ou na Coordenadoria de Cultura da universidade, localizada no 3º andar do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade. A taxa de inscrição é de R$40, acrescidos de R$30 para aqueles que necessitarem de alojamento.

Mas há exceções. As oficinas direcionadas ao público infantil, que são gratuitas, abrirão as inscrições apenas no dia 10 de julho, já em Antonina, para privilegiar o público local. Alguns outros casos também isentam da taxa de inscrição a comunidade antoninense, como as oficinas de artesanato, de educação especial e de educação e arte.

O 20º Festival de Inverno da UFPR, o maior multicultural do Paraná, será de 10 a 17 de julho, na cidade de Antonina, litoral do Estado. Nas oficinas, são aproximadamente 1,2 mil vagas, mas a organização do evento estima que durante a semana passem cerca de 40 mil pessoas pela cidade.

‘Há pessoas que não ficam a semana inteira, que vão por causa de uma apresentação específica’, explica Lúcia Mion, coordenadora geral do 20º Festival.

Ao todo, durante os oito dias de Festival, serão apresentados 33 espetáculos em 15 espaços espalhados pela cidade, que culminarão todos os dias com o show no palco principal. As apresentações englobarão principalmente música, dança e teatro, do popular ao erudito. Os grupos artísticos da UFPR também se apresentarão em Antonina, como parte da primeira temporada que fazem em 2010. A programação completa está aqui.

Um dos destaques da programação de espetáculos é a cirandeira Lia de Itamaracá, que fará o show de abertura acompanhada das bandas ‘Mundaréu’ e ‘Voa voa’. Uma referência da cultura popular nordestina, reconhecida inclusive internacionalmente, Lia já foi chamada pelo jornal The New York Times de ‘diva da música negra’.

Para Lúcia Mion, que faz parte da organização desde o primeiro festival, o evento promoverá mais uma vez a troca com as artes e a confraternização entre as pessoas. ‘Com certeza, quem for sairá com um lucro pessoal muito grande’, garante.

Todos os dias, a programação do Festival termina com um show no palco montado na avenida principal
Foto: Douglas Fróis

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário)