Laboratório de Química ganhará mais agilidade com recursos do FDA

O Laboratório de Espectroscopia de Infravermelho do Departamento de Química da UFPR, indispensável aos pesquisadores para realização de caracterização de materiais, contará com recursos do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico para voltar a funcionar com mais agilidade. A unidade é multiusuários e atende pesquisadores das áreas de química, biologia, física, mecânica e outras, na identificação de componentes presentes nos compostos. As amostras analisadas podem ser desde um mosquito até um dente ou outro material, de forma que é grande o fluxo de pesquisadores que se utiliza do laboratório. Atendendo a professores e estudantes de Mestrado e Doutorado, a unidade tem agenda cheia todo dia, das 8 às 18 horas.

O auxílio do FDA é de R$ 8.660,00 a ser utilizado na manutenção de um equipamento que está parado por falta de peças. Atualmente o Laboratório funciona apenas com o equipamento novo, adiquirido recentemente com recursos do Edital Proequipamentos. ‘Sem esse equipamento a situação seria caótica’, explica a professora Giovana Gioppo Nunes, coordenadora do Laboratório, ao dizer que a partir da manutenção dois equipamentos em funcionamento possibilitarão análises de dois pesquisadores ao mesmo tempo. Um outro equipamento ficará parado também por falta de peças. ‘Continuaremos a apresentar projetos para prosseguir equipando o Laboratório’, revela a pesquisadora, salientando a importância de mais apoio: ‘Necessitamos de apoio para a compra de acessórios. Como esses equipamentos têm um valor alto, compramos um com potencialidades de ser expandido’, explicou.

Neste ano o Fundo de Desenvolvimento Acadêmico UFPR já investiu R$ 1.040.000,00 em Projetos de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão e Cultura. O FDA ‘Emergencial’ continua com inscrições abertas até 29 de outubro de 2010.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Leticia Hoshiguti