Festival da UFPR atrai milhares de pessoas em Antonina

Mais uma vez o festival trouxe a Antonina milhares de pessoas para o show de abertura, no sábado, 5 de julho. A rua principal da cidade ficou lotada: a maioria de jovens estudantes, mas também muitos casais com filhos pequenos e até bebês de colo. É o festival democrático que reúne pessoas vindas de todos os lugares, que se sentem à vontade para assistir e participar. Neste ano vieram conferir o trabalho da banda Big Time Orchestra e a cantora Vanessa Jackson. A banda já havia se apresentado no festival do ano passado e voltou a agradar o público neste ano, transformando a rua num grande baile ao ar livre.

Início antecipado – A abertura oficial do evento só aconteceria às 9h30min da noite, mas desde as 7 horas da manhã, a equipe do Festival já trabalhava na organização da fila das crianças. A expectativa dos pequenos é tanta e a vontade de poder participar na oficina escolhida é tal que um grupo de crianças chegou às 1h30min da madrugada para garantir a vaga. Para evitar tumultos nas inscrições, todos os que estavam a fila pela manhã tiveram a ficha carimbada pela organização. As oficinas infantis mais procuradas foram Robótica e Hip Hop. Terminadas as inscrições, no entanto, ainda restaram vagas em várias opções. Esgotaram-se rapidamente também as vagas para as oficinas voltadas às crianças com 5 anos, opção que deverá ter as vagas aumentadas para o próximo festival.

Ainda dá tempo – Durante todo o domingo, 6 de julho, ainda será possível se inscrever nas oficinas adulto, na Coordenação Geral do Festival, instalada no Salão Paroquial de Antonina. O dia é reservado ao credenciamento dos que já se inscreveram mas ainda restam vagas em bom número de oficinas. Esgotadas mesmo ficaram as seguintes: A Arte do Mamulengo; Imagem Fotográfica e Arte Contemporânea; Arte Geométrica; Produção de Curta em Vídeo; O Despertar Musical na Escola; As Imagens em Revista na Escola; Prática de Big Band; Regência com Eficiência; e Teatro como Recurso Pedagógico. Basta chegar, inscrever-se e pagar a taxa, de R$ 35,00, no mesmo local.

Valorização da equipe – Ao abrir oficialmente o 18º Festival, a professora Márcia Helena Mendonça, Reitora em Exercício da UFPR, falou do vigor e da integração da universidade com a comunidade antoninense viabilizada pelo Festival, o que para ela é motivo de muito orgulho. Márcia comentou que a importância de uma universidade é medida pela sua capacidade de produzir ensino, pesquisa e extensão, mas que a sua excelência somente é obtida quando consegue identificar as oportunidades em que o saber acadêmico produzido seja veículo para transformação social, para a melhoria da sociedade, função cumprida por iniciativas como o Festival. A reitora fez questão de valorizar a equipe organizadora do festival, chamando ao palco a coordenadora-geral do evento, Lucinha Mion: “Lucinha e equipe são responsáveis pelo sucesso do festival ao longo de todos esses anos”, disse, dando o devido crédito a todos os que trabalham antes, durante e depois que o festival termina.

Show da Banda Big Time Orquestra
Foto: Manuela Salazar

Músicos interagem com o público

Capoeira na Praça de Recreação