Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira da UFPR atrai alunos em dúvida sobre opção no vestibular

Estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, têm a oportunidade de conhecer as 91 opções de cursos de graduação da universidade e de entrar em contato direto com alunos e professores da instituição.

“É um momento importante para a UFPR divulgar o que faz e para oferecermos subsídios aos vestibulandos em sua escolha”, afirma o professor Irineu Mazzaro, do curso de física.

Aberta das 8 às 18 horas, a feira acontece no campus Jardim Botânico, localizado na Avenida Professor Lothário Meissner, 632.

As amigas Camila Sens, 17, Bianca Canello, 17, e Tamyli Azevedo, 16 – as três alunas do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Lysimaco Ferreira da Costa –, vieram juntas à feira.

Nenhuma delas têm certeza sobre qual curso irá escolher para o vestibular. “São tantas as opções que a feira me deixa com ainda mais dúvidas”, diz Camila. “Inicialmente queria fazer jornalismo, mas o problema do diploma me deixou dividida entre outras possibilidades”, declara Bianca.

Para o universitário Murillo Pereira Azevedo, 23, do quinto ano de física, a feira é um evento importante para que as pessoas conheçam os cursos da UFPR. “Tentamos mostrar que toda a teoria tem uma prática junto, e como a física pode ser algo interessante.”

O professor Irineu Mazzaro e as estudantes Camila Sens, Bianca Canello e Tamyli Azevedo

Feira em números

A feira ‘UFPR Cursos e Profissões’ deve reunir cerca de 45 mil pessoas ao longo dos seus três dias de realização. A entrada é gratuita e dispensa inscrição prévia.

São cerca de dois mil alunos, servidores técnico-administrativos e alunos da UFPR envolvidos no processo de realização da feira. ‘A feira tende a reduzir os índices de evasão da universidade’, declarou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.

Além das 126 palestras e dos 73 estandes, os visitantes da feira poderão tirar dúvidas sobre as alterações do vestibular e assistir a apresentações de grupos culturais da instituição, entre eles o Grupo de MPB e o Coro da UFPR.

Organizada pela Assessoria de Comunicação da UFPR, o evento tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional, Funpar e Secretaria da Educação do Paraná, além do apoio de três empresas juniores da própria universidade: Agetur, JR Consultoria e Prattica. A íntegra da programação está disponível no endereço www.ufpr.br/cursoseprofissoes.

Vestibular

O período de inscrições para o vestibular 2009-2010 da UFPR termina às 16 horas do próximo dia 30 de setembro. A taxa custa R$ 72.

As inscrições são feitas através do endereço www.nc.ufpr.br. Candidatos que não têm condições para pagar a taxa podem solicitar isenção a partir de segunda-feira (14/9), conforme edital específico publicado pelo Núcleo de Concursos.

O processo seletivo da UFPR oferece neste ano duas novas opções de cursos de graduação e 130 novas vagas. Em relação ao vestibular do ano anterior, o total de vagas passou de 5.204 para 5.334. As opções de cursos, de 89 para 91.

Os novos cursos de graduação da UFPR são Biomedicina e Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental. O primeiro, com 30 vagas, será oferecido em Curitiba. O segundo, com 80 vagas, em Palotina.

A principal mudança do vestibular diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que representará 10% do valor final da nota do vestibular. Edições do Enem anteriores a 2009 não serão consideradas.

Outra novidade diz respeito à possibilidade dos candidatos que disputam as vagas dos cursos de Palotina, que, agora, têm o direito de optar por fazer as provas em Curitiba.

Assim como em anos anteriores, o edital do vestibular da UFPR reserva 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública, e outros 20% para candidatos negros. Há ainda uma vaga extra em cada curso para candidatos portadores de deficiência.

Foto(s) relacionada(s):


Ampola de plasma, no estande do curso de física da UFPR
Foto: Izabel Liviski


O professor Irineu Mazzaro e as estudantes Camila Sens, Bianca Canello e Tamyli Azevedo
Foto: Izabel Liviski


Os alunos Murillo Azevedo e Talita Santos, no estande do curso de física
Foto: Izabel Liviski

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira