Ciclovida apresentará palestras no movimento Arte, Bicicleta, Mobilidade

O Programa de Extensão Ciclovida da UFPR participará neste mês de diversas atividades na Universidade e em outros espaços da cidade, dentro da programação do movimento Arte, Bicicleta, Mobilidade. Com o início da primavera, o mês de setembro foi escolhido como uma data simbólica na luta por um paradigma urbano mais racional, criativo e menos poluente.

Na UFPR, haverá nos dias 16, 17, 18 e 21 um Ciclo de Palestras. No dia 21 o palestrante será José Carlos Belotto, coordenador do Ciclovida. Ele apresentará o relatório final do Desafio Intermodal 2009, atividade que confrontou no último dia 1º de setembro várias formas de locomoção para avaliar qual delas é mais rápida, econômica e menos poluente em Curitiba durante o horário de maior movimento. Foi mais um ano em que a bicicleta se mostrou como o meio de locomoção mais rápido que carros, motocicletas, corredores, entre outros.

O desafio intermodal foi realizado simultaneamente em várias cidades do Brasil e do mundo e no próximo dia 22 outra ação será também adotada em todo planeta: o Dia Mundial Sem Carro. Muitos debates, exposições, apresentações e intervenções artísticas estarão acontecendo em Curitiba, como uma forma de chamar a atenção das pessoas para esta importante questão.

Além do estímulo para que motoristas deixem seus carros na garagem durante o dia, artistas, pesquisadores e ativistas foram convidados a criar situações que tenham como foco o questionamento sobre a mobilidade e a inserção da bicicleta no imaginário dos cidadãos. Assim, ao invés de uma exposição acontecendo em apenas um lugar, a cidade será ocupada por diversas ações, que farão parte de uma programação oficial, e que, idealmente, atingirão mais pessoas e com maior abrangência.

Confira parte da programação da Arte, Bicicleta, Mobilidade, no mês de setembro:

Dia 11. Música Para Sair do Carro – diversas apresentações acontecendo na hora do rush para estimular os motoristas a saírem da bolha – Cruzamento das Ruas Augusto Stresser e Barão de Guaraúna – 18hs – Caê Selector e Projeto Tábua

Reedição da obra BICI com Goto, colaboradores e Bicicletada de Curitiba – Cruzamento das Ruas Augusto Stresser e Barão de Guaraúna – 18hs

Dia 14. Ação-Caminhada dos Jardins Transportáveis com a artista Leila Pugnaloni. Saída: Govardhana, Rua Augusto Stresser, 207 – 10hs – +Info. 3264-¬5644

Dia 15. Palestra com o Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR. Local: Reitoria da UFPR – anfiteatro 101 /19hs

Lançamento do Fanzine Gang das Ruas coordenado pelos artistas Rimon Guimarães e C. L. Salvaro

Dia 16. Abertura da Exposição Fotográfica “Menos Gasolina, Mais Adrenalina” no Café Zau do Juvevê 19hs

Dia 17. Cicloturismo Urbano até o Cachimba – junte seu lixo e venha levá-lo pessoalmente ao aterro sanitário. 9hs na Ciclofaixa da Augusto Stresser (na altura do numero 200)

Retratos, Intervenções urbanas. Os artistas Bruno Machado, Rimon Guimarães e Nicole Lima reeditam sua exposição “3”, dessa vez nas ruas. Ciclistas de estilo e suas respectivas bicicletas terão seus retratos afixados em “molduras” pela cidade.

Dia 18. Música Para Sair do Carro – diversas apresentações acontecendo na hora do rush para estimular os motoristas a saírem da bolha – Cruzamento das Ruas Augusto Stresser e Barão de Guaraúna – 18hs – Performance TAMO

Dia 20. Roda Gigante com Raphael Fernandes – Praça Santos Andrade, 10hs da manhã . Venha de bicicleta celebrar a liberdade, ajudando a formar um espaço autônomo, transformando pedaladas em dança. Uma grande roda de bicicletas servirá como palco para uma apresentação de dança. Venha de bicicleta formar a roda da festa, a roda da dança, a roda da liberdade.

Dia da Bicicleta na UFPR – Praça Santos Andrade, 10hs. Passeio ciclístico intercampi – chegada no Centro Politécnico com shows, gincanas, bate-papo, venda de bicicletas e muita alegria. Ciclovida UFPR.

Dia 21. 1ª Pedalada do Yoga e da Não Violência. 8hs no Govardhana (Rua Augusto Stresser, 207) Venha celebrar a primavera e ahimsa, a não-violência defendida por Mahatma Gandhi.

Dia 22. Dia Mundial Sem Carro – Equinócio da Primavera

Bicicletas no pátio da Reitoria da UFPR