Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

FDA aprova recursos para projeto de música antiga na UFPR

O Fundo de Desenvolvimento Acadêmico aprovou recursos de R$ 10.000,00 para o projeto ‘Música Antiga: repertórios e desdobramentos teóricos e práticos, de autoria da professora Silvana Scarinci. A verba será investida na compra de um Cravo Eletrônico. O instrumento é produzido pela indústria Rolland e segundo Silvana reproduz fielmente o som do cravo.
Segundo a coordenadora o instrumento será utilizado nas aulas de práticas interpretativas, tanto na graduação quanto da pós-graduação em Música na UFPR.

O cravo é um instrumento necessário para aqueles que desejam aprender Baixo Contínuo, a técnica de acompanhamento do período Barroco. ‘Precisamos ainda de um cravo fabricado por Luthier’, afirma Silvana, ao comentar que a opção pela compra do cravo eletrônico resolve de forma mais imediata a necessidade do curso. Silvana comenta que o instrumento ajudará ainda nas produções tanto de óperas quanto dos concertos de música barroca.

O projeto de pesquisa explora várias facetas do repertório de música antiga, em seus diversos desdobramentos interdisciplinares. Segundo a coordenadora, o interesse na Música Antiga cresce significativamente no Brasil, tanto em seus aspectos teóricos quanto práticos. É uma necessidade para o músico que interpreta repertórios antigos de se deparar constantemente com fontes primárias que o obrigam a metodologias críticas para fundamentar e enriquecer sua interpretação musical.

Fonte: Leticia Hoshiguti