Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Família doa acervo completo do professor Gândara para curso de Turismo da UFPR

A família do professor José Manoel Gonçalves Gândara, falecido no mês de março, doou todo o acervo do docente, com obras nacionais e internacionais, para a Universidade Federal do Paraná. As aproximadamente 400 obras serão disponibilizadas, em breve, para estudantes e pesquisadores.

Composto por exemplares raros, o acervo doado para a UFPR traduz a personalidade de José Manoel Gonçalves Gândara em sua carreira acadêmica, diz o professor Vander Valduga. “Seu acervo será de muita importância para acadêmicos de graduação e pós-graduação em Turismo, Hospitalidade e Geografia, pois sua atuação era interdisciplinar”.

A chefe do Departamento de Turismo da UFPR, professora Laura Alice Rinaldi, destaca que o acervo contém, inclusive, periódicos completos de instituições internacionais. “Com a incorporação destas obras à biblioteca, teremos, provavelmente, um dos melhores acervos de Turismo do Brasil”, conta a docente, que foi orientada pelo professor Gândara no mestrado. “Tenho certeza de que o ‘Zé’ está muito contente em ver esse acervo sendo utilizado por várias pessoas. Ele sempre emprestava o material e tornava fácil o acesso a todos”.

Trajetória

Formado pelo curso de Turismo da UFPR, Gândara foi aluno do docente Miguel Bahl em 1986. “Já nessa época ele se caracterizava como um aluno inquieto e sempre em busca de novidades, tendo sido meu monitor e bastante interativo entre seus colegas. Também participou do Centro Acadêmico de Turismo e de eventos e atividades da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo”, recorda Bahl.

Após a formação, Gândara iniciou uma série de cursos no exterior, na Itália e na Espanha e, em 1995, ingressou no quadro de professores da UFPR. “Ele fez parte do crescimento do curso de graduação em Turismo e da criação do Programa de Mestrado em Turismo da universidade, em 2013”, conta o docente Miguel. “Em paralelo, Gândara se envolveu em muitas atividades de parceria com instituições de ensino e pesquisadores de vários países, passando a publicar textos e artigos em coautoria com professores, pesquisadores e seus orientandos de mestrado e doutorado, bem como, em ações com entidades brasileiras, estaduais e municipais”.

Foto: Marcos Solivan

José Manoel Gonçalves Gândara, chamado pelos colegas de “Zé”, dedicou sua vida à pesquisa e é considerado o pesquisador brasileiro da área de Turismo com maior quantidade de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. “Apesar de sua partida precoce, aos 53 anos de idade, deixa um legado de também ter contribuído para a formação de vários profissionais e ex-orientandos que passaram a atuar na área de Turismo. Em 2018, Gândara recebeu o a distinção de Pesquisador Emérito pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo”, destaca Bahl.

Nesta semana, Gândara foi homenageado por professores, autoridades e estudantes dos Programas de Pós-graduação em Ciências para o Desenvolvimento, Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Guadalajara, no México.

Observatório de Turismo

Entre os legados do professor Gândara para a UFPR e a área de Turismo está o Observatório de Turismo do Paraná (Obstur). Idealizado pelo docente, o Obstur nasceu de uma iniciativa do Fórum de Coordenadores de Cursos Superiores de Turismo e Hotelaria do Paraná, organizado pelo curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2008. Os encontros realizados entre as instituições públicas e privadas apontaram a escassez de informações e pesquisas sobre a atividade turística no estado do Paraná, bem como a falta de articulação e divulgação dos dados existentes, dificultando a gestão da atividade turística.

“O ‘Zé’ trouxe da Espanha a ideia do Observatório e apresentou para o Fórum. Ele idealizou esse trabalho de congregar pessoas, fomentar pesquisas, dados e parcerias que permitissem o desenvolvimento do Turismo”, relata a professora Juliana Medaglia, que atualmente é coordenadora executiva da Obstur. “O Observatório era a menina dos olhos do Gândara e ele me convidou para atualizar as informações e retomar o trabalho”.

O Observatório tem como objetivo geral desenvolver o turismo de forma sustentável no Paraná e facilitar o planejamento e a gestão pública e privada da atividade. Para isso, o projeto busca meios de fomentar o fornecimento e a gestão de dados e informações e incentiva a utilização de tais dados para a tomada de decisões conscientes e acertadas.

Sob coordenação estratégica do professor José Manoel Gonçalves Gândara, o Observatório de Turismo do Paraná foi estruturado em uma Rede de informações, um Comitê de especialistas, com vertente acadêmica e técnica; um Escritório, localizado no Departamento de Turismo da UFPR, e um Centro de documentação, constituído principalmente de forma virtual para facilitar o acesso e disseminação da informação.

O Observatório é um núcleo do Departamento de Turismo da UFPR, que envolve professores, estudantes de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de diferentes projetos de pesquisa e extensão, por demandas dos poderes públicos, instituições privadas e do próprio Conselho Estadual de Turismo. Com a divulgação, o Obstur tornou-se referência e fomentou a criação de uma rede de observatórios nacionais.

O professor Osiris Ricardo Bezerra Marques, da Universidade Federal Fluminense, relembra trabalhos desenvolvidos com o professor Gândara, por meio da parceria entre o Observatório de Turismo do Paraná e o do Rio de Janeiro. “Desenvolvemos, compartilhamos e aplicamos metodologias em eventos, como as Olimpíadas. O trabalho dos observatórios supre a oferta de informações na área de turismo, que é tão escassa de dados confiáveis”, conta. “Os observatórios desempenham um papel fundamental na produção de informações e análises, além de auxiliar os órgãos públicos a desenharem melhor os planos diretores de turismo”.

Entre 2016 e 2017, Marques foi orientado por Gândara no doutorado da UFPR. “Foi um momento brilhante de relação com o ‘Zé’”, lembra.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...