Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Evento em Jandaia do Sul aborda ciência e aspectos culturais da cachaça

O Campus Jandaia do Sul da Universidade Federal Paraná prepara para o dia 27 de setembro mais um evento de divulgação científica fora dos espaços da universidade. A “Cachaça Científica, a ciência destilada” reunirá cientistas, produtores, apreciadores e curiosos para uma noite com muitas doses de conhecimento. A ideia é celebrar a ciência e a tecnologia envolvidas na tradição local, com entretenimento, informação e educação. O evento ocorrerá no Restaurante Seu Nenê, com entrada gratuita e permitida até a lotação da casa.

O evento de extensão, registrado na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PROEC), será também o encerramento das Jornadas Acadêmicas dos Cursos de Graduação e da XI Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que acontecem na mesma semana. O professor dos cursos Licenciatura da UFPR Marcelo Valério, coordenador do “Cachaça científica”, destaca que é primordial “pensar ações de extensão e de popularização da ciência e da tecnologia como instrumentos de educação pública, capazes de resgatar o interesse, o apoio e a referência social da universidade pública”.

Valério explica que o campus Jandaia do Sul está localizado em uma região de tradição agrícola, e que a cultura sulcroalcooleira e as condições geoclimáticas da região tornaram a cidade também um pólo da produção cachaceira. Na programação, cinco apresentações conduzirão o público por diferentes aspectos do universo da cachaça, desde elementos históricos, sociais e culturais até questões técnicas da produção e consumo da bebida.

Entre os palestrantes, o professor Eduardo Meurer abordará a Química envolvida na produção da bebida. Dois servidores da UFPR Jandaia também falarão ao público: o Mestre em História, Rafael Policeno de Souza, e o Doutor em Engenharia Agrícola, Marcelo José da Silva. O professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Sterza Justo, e o engenheiro químico e produtor da Cachaça Companheira, Natanael Carli Bonicontro, completam a programação.

À tarde, em um pré-evento, professores da UFPR e profissionais das Cachaças Jamel ministrarão uma aula prática sobre a produção da bebida, com inscrições limitadas pelo site da UFPR Jandaia do Sul. O empresário Paulo Haddad, proprietário do espaço que receberá o evento, assegura que eventos como esse são “um fator de desenvolvimento econômico e cultural para a cidade e toda a região”. Já Bonicontro reforça a importância de a produção do conhecimento que ocorre dentro das universidades conversar “com mais intimidade com a economia e com as tradições regionais”.

Serviço

O que: Evento de divulgação científica, a “CACHAÇA CIENTÍFICA – a ciência destilada”
Onde: Restaurante Seu Nenê – Jandaia do Sul – Avenida Getúlio Vargas, 619.
Quando: Dia 27 de setembro, sexta-feira, a partir das 19 horas.
Quanto: A entrada é franca, permitida até a lotação máxima da casa (não será feita reserva de mesas).
Quem: Promoção e organização da UFPR Jandaia do Sul, com apoio do Restaurante Seu Nenê, das Cachaças Jamel (Indústria Missiato de Bebibas Ltda) e da Cachaça Companheira.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...