Evento de extensão na UFPR integra semana de enfrentamento à drogadição

"Celebrando a Vida" - evento de extensão na UFPR
"Celebrando a Vida" ─ evento de extensão na UFPR

“Celebrando a Vida” é o tema do evento de extensão que foi aberto quarta-feira (26), no auditório do Setor de Ciências da Saúde. O encontro, que integra a programação da “Semana Estadual de Enfrentamento à Drogadição”, é coordenado pela professora do Setor de Educação Araci Asinelli. Segundo ela, “hoje é um dia de união entre a sociedade e a comunidade universitária para a resolução dos problemas referentes ao tema”.

Na parte da tarde, serão proferidas duas palestras abordando assuntos como “Família e Escola” e o “Crack”, pelo doutorando em Educação da UFPR Maurício Wisniewski e pela professora do Departamento de Farmacologia Roseli Boerngen de Lacerda, além da apresentação de painéis contendo dados técnicos sobre o tema. Na sequência, os relatos de atuação do Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição da UFPR (Nied) no Setor Litoral, nos Programas de Saúde Bucal em Curitiba e Prevenção às Drogas nas escolas de Colombo.

Abertura ─ “A UFPR ocupa um lugar no Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas desde 1987 e está responsável pelo desenvolvimento de atividades científicas relacionadas ao assunto”, lembrou na abertura do evento a professora Araci Asinelli, também coordenadora do Núcleo. A pró-reitora de Extensão e Cultura Daise Cristina de Lima Picanço assinalou este momento de reflexão na Universidade fazendo referência à instituição oficial do Nied em dezembro de 2012: “é a consagração de um esforço e trabalho de bastante tempo. Uma das missões da Proec é acolher as demandas da comunidade e articular o enfrentamento de questões importantes da realidade”, ponderou Daise.

Apelo ─ Já a assessora de Assuntos Institucionais professora Elenice Mara Mattos Novak reconheceu os ganhos da sociedade em relação ao envolvimento da academia nesta demanda. Constatada ainda a presença do vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas Marcos Aurélio Pinheiro, que considerou a drogadição uma das questões mais emergentes e polêmicas da sociedade de hoje. Pinheiro citou que dados da ONU apontam que atualmente existem mais de 200 novas drogas sendo utilizadas no mundo todo. E, não deixou de lado, o uso de drogas socialmente aceitas como o álcool. “Portanto, o fortalecimento do Nied é uma boa notícia. Ninguém está preparado para enfrentar o problema das drogas e não se pode aferir ao usuário a maneira de lidar com isso”, disse Marcos. Naquele momento, fez um apelo no sentido de que a UFPR colabore com a causa envolvendo as diversas áreas do saber.

Participando do início dos trabalhos, o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari concluiu que a data não é de comemoração, mas de reflexão e proposição. “Este momento emblemático de união de forças remete ao fato de que Educação e Saúde são direitos fundamentais de todos os cidadãos. Uma das missões desta casa de Educação é disponibilizar o conhecimento em prol de grandes eixos sociais como é o caso do enfrentamento à drogadição”, complementou o vice-reitor.