Estudo dos alunos de Geografia da UFPR ajuda na solução dos problemas ambientais em Tibagi

Alunos do curso de Geografia realizaram um diagnóstico socioambiental na bacia hidrográfica do Rio São Domingos, na cidade de Tibagi, no interior do Paraná. Com o estudo foi possível perceber que cerca de 60% das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) em torno das nascentes estão degradadas e que 85% das APPs de topo de morro são usadas para agricultura.

Segundo o professor e orientador da pesquisa Eduardo Vedor, o estudo delimitou solos com excesso de água ─ naturalmente difíceis de serem trabalhados ─ na porção norte da bacia, que constituem áreas de alta sensibilidade ambiental, principalmente quanto aos riscos de contaminação do lençol freático. O mapa de uso do solo da bacia foi atualizado, e as APPs, conforme o Código Florestal em vigor, também foram delimitadas. Além disso, foi avaliada a situação das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, destinação do lixo doméstico e óleo de cozinha, conforme classes sociais.

As informações foram organizadas num relatório final e compuseram o WebSIG ─ sistema de informação cartográfica para consulta pela internet ─ da Bacia de São Domingos. A prefeitura disponibilizou técnicos para auxiliar nas pesquisas e, segundo o prefeito de Tibagi Silval Silva, todo o material será utilizado pelas secretarias para a definição de estratégias que solucionem os problemas identificados. Sinval destacou a importância do estudo, pois foram obtidos mais resultados que o esperado e mostraram as fragilidades da área de saúde e infraestrutura.

Divulgação
Foto: O professor Eduardo Vedor durante apresentação do estudo no Teatro Municipal de Tibagi

Fonte: Marina Pilato, com orientação de Ana Paula Moraes