Estudo avalia depressão em crianças e adolescentes

O estudo envolveu 300 crianças e adolescentes de Curitiba e mostrou que mais da metade, 56,1% dos que tem pais negligentes têm depressão, 26,3% dos que têm pais autoritários também são depressivos. Já entre os que consideram seus pais participativos, isto é, preocupados com a educação dos filhos, que dão apoio e que cobram resultados, quase a metade, 40,6% não têm depressão.

O estudo coordenado pela pesquisadora Lídia Weber avaliou também o grau de conflito entre adolescentes e seus pais e concluiu que os que têm pais autoritários e negligentes tem alto nível de conflitos ( 75%) e os que têm pais participativos têm um índice bem menor de brigas ( 17%). A pesquisa mostrou também que pais participativos têm filhos mais otimistas e que 69,2% dos entrevistados apanharam e receberam castigos. A maior parte disse que as punições foram aplicadas pela mãe.

Quando os pesquisadores perguntaram o que mais os deixava tristes, responderam que é quando tiram notas altas na escola e os pais nem tomam conhecimento. O estudo deu origem ao programa gratuito para a comunidade que está em andamento sobre Qualidade na Interação Família e ao livro “ Eduque com Carinho: Equilibrio entre Amor e Limites”, em dois volumes, uma espécie de cartilha para filhos e outra para os pais.

Fonte: ACS