Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes protagonizaram evento em celebração ao Dia Mundial do Refugiado e à Semana do Migrante

Considerada Semana do Migrante, a semana que passou teve uma noite especial protagonizada por estudantes refugiados e migrantes da Universidade Federal do Paraná. O evento “Encontros inesperados – Culturas, Povos e Exílios” aconteceu no dia 20 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Refugiado.

Alunos de graduação e do curso Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH) foram os personagens principais de um espetáculo que apresentou testemunhos, rodas de conversa e declamações de poesias. A celebração também teve músicas e comidas típicas, além de denúncias de discriminações sofridas em Curitiba e na própria universidade e a participação do representante-adjunto da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Federico Martínez.

“O público se emocionou bastante com as atividades culturais que foram muito engajadas, e chorou com os relatos de sofrimento de partida, deslocamento e chegada ao Brasil e dificuldades em Curitiba, na Polícia Federal, e na UFPR”, conta Tatyana Friedrich, uma das coordenadoras do Programa Políticas Migratórias e Universidade Brasileira (PMUB).

Assista à apresentação da música cantada por uma estudante de origem guineense.

Durante o evento, também foi apresentado um vídeo realizado pelo PBMIH e houve o pré-lançamento do vídeo da campanha “Vozes e Culturas na UFPR: por uma universidade aberta, plural e democrática”. Em seguida, o tema “Refúgio e Migração: O que há de desafiador no encontro com o outro? ”foi debatido por estudantes refugiados e migrantes da UFPR e representantes das instituições CARITAS, CERMA e ACNUR. Ao final, todos cantaram juntos a música “Alegria, Alegria” composta por Caetano Veloso.

“Posso afirmar que não foi um evento para comemorar, pois só poderemos comemorar no dia em que não houver mais refugiados e que a paz e os direitos humanos prosperarem. Contudo, é muito importante porque agrega pessoas de diferentes lugares e mostra como é fundamental lutar pela emancipação de migrantes e refugiados e pela inclusão plena deles em nossa sociedade”, destaca Tatyana.

O palco do encontro foi o Centro Cultural Teatro Guaíra e estiveram presentes, além de Federico Martínez e Tatyana Friedrich, o Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Leandro Gorsdorf; o coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFPR, José Antônio Peres Gediel; a diretora do Setor de Ciências Jurídicas, Vera Karam de Chueiri; a mestranda em Direito dos Refugiados, Isabella Traub; e o diretor da Agência UFPR Internacional, André Duarte.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...