Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR desenvolvem produtos para melhorar processos de gestão de instituição de terceiro setor

Ao aliar teoria e prática com resultados aplicados diretamente na sociedade, estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram produtos e serviços para o Instituto Cidade Júnior. O objetivo foi melhorar os processos de gestão da organização por meio de sistemas de gerenciamento de dados personalizados para atender às demandas do público e de parceiros. Os trabalhos foram realizados por 32 alunos durante a disciplina Produtos e Serviços da Informação.

Ao todo, estudantes do curso de Gestão da Informação criaram 13 produtos personalizados para o Instituto Cidade Júnior. Foto: Divulgação
Ao todo, estudantes do curso de Gestão da Informação criaram 13 produtos personalizados para o Instituto Cidade Júnior. Foto: Divulgação

Ao todo, os estudantes de graduação da UFPR criaram 13 produtos. Entre eles, sistema de gerenciamento de suprimentos e estoque, jogo para estímulo ao uso de bicicleta para crianças, vídeos de divulgação dos programas sociais e de cursos de orientação profissional, site com proposta de usuários transformados em vendedores, manual de processos administrativos, revista digital, aplicativo e áudio livro.

Sistema de gerenciamento de suprimentos. Imagens: Divulgação
Entre os produtos desenvolvidos está um sistema de gerenciamento de suprimentos. Imagens: Divulgação

Professora da disciplina e do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, Maria do Carmo Duarte Freitas explica que a proposta é capacitar os alunos para a elaboração e planejamento do projeto de serviço e produto informacional e conceitual, com detalhamento do escopo, atividades, tempos, entre outros. “Além da aplicação da teoria na prática, essa ação educacional promove transformações sociais e econômicas diretas e indiretas a curto, médio e longo prazo para toda a sociedade”, diz.

Estudantes criaram jogo para estímulo ao uso de bicicleta para crianças atendidas pelo Instituto. Imagem: Divulgação
Jogo para estímulo ao uso de bicicleta para crianças

A diretora de projetos do Instituto Cidade Júnior, Rejane Bressan, destaca a importância da presença da Universidade nas instituições do terceiro setor. “Essas instituições precisam entregar serviços de qualidade para a sociedade. Muitas vezes apenas a contribuição financeira de parceiros não é suficiente para implementação constante de produtos inovadores que possibilitem a melhora do desempenho dos projetos sociais”, afirma.

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o Instituto Cidade Júnior atende gratuitamente pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco. São prestados serviços de assistência social, de educação e intermediários de apoio à gestão de recursos humanos às entidades públicas, privadas e sem fins lucrativos.

A disciplina Produtos e Serviços da Informação é ofertada no curso de Gestão da Informação da UFPR desde 2007. Os estudantes já atenderam, além das unidades internas da UFPR e do Instituto Cidade Júnior, o Tribunal de Justiça do Paraná, a Prefeitura de Curitiba, o Museu e Jardim Botânico de Curitiba e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Campo Largo.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...