Estudantes de Arquitetura fazem encontro na Ilha do Mel

De 23 a 27 deste mês, mais de 600 estudantes estarão reunidos no Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura – EREA SUL para debater questões urbanas, principalmente as voltadas para o meio ambiente. Dezenas de alternativas ecológicas serão propostas não só para melhorar a vida dos moradores da Ilha, como de outras cidades. Por esse motivo que o local foi escolhido e liberado após análise do Instituto Ambiental do Paraná e do IBAMA. O encontro será no Centro Comunitário de Nova Brasília.

Entre os assuntos a serem abordados pelos estudantes estão as técnicas de Bambu para a construção de casas, bioarquitetura, planejamento da Ilha do Mel, utilização de plantas na arborização, restauro de imóveis, turismo, e outros assuntos de interesse dos moradores. Além de urbanistas e arquitetos de várias universidades, o encontro terá a participação do diretor do Instituto Ambiental do Paraná Vitor Hugo Burko, da secretária de Turismo de Paranaguá Vânia Pessoa Rodrigues Foes.

Os moradores da Ilha poderão participar das oficinas de Bambu, da construção de uma obra com captação de água da chuva e outra de um telhado de grama, estruturas infláveis, Na parte cultural haverá oficina de capoeira., maracatu e outras danças.

Os participantes irão ainda aprender como se faz uma estação de tratamento de esgoto por raízes, um processo que consiste em fazer fossa de junco, cujo tratamento se dá pela exposição dos efluentes a uma zona de raízes da espécie. Este sistema está sendo utilizado em áreas experimentais na Ilha das Pelas com ótimos resultados. 95% dos coliformes fecais desapareceram na estação.

Outro assunto que irá chamar a atenção é o aquecedor solar construído de materiais recicláveis. Também será apresentada a aplicação do papel microndulado na estruturação do mobiliário.

Ilha do Mel
Foto: arquivo