Universidades assinam convênio com a Itaipu

O acordo prevê pesquisas sobre meio ambiente e energia alternativa. Participam da solenidade o diretor brasileiro da Itaipu Jorge Samek, diretor do lado paraguaio Victor Luis Garay, o reitor da UFPR Carlos Augusto Moreira Júnior e do reitor da Universidade de Pisa Marco Pasquali.

Além das pesquisas com a finalidade de propor novas alternativas de energia, estão previstos intercâmbios de estudantes, professores e técnicos da Itaipu entre as instituições de ensino. Todos vão ter bititulação quando se tratar de cursos de Pós-Graduação nas áreas de Tecnologia de Alimentos e Produção Vegetal e cursos de Ciências Agrárias.

A UFPR já mantém acordos com a Universidade de Pisa, mas é a primeira vez que as duas instituições passam a atuar juntas com a Itaipu Binacional, empresa preocupada com as questões voltadas para o meio ambiente, de acordo com o Assessor de Relações Internacionais, professor Antonio Carlos Gondin.

COMUNIDADE EUROPÉIA -Outras pesquisas relacionadas com o meio ambiente poderão ser incrementadas nos próximos anos no Paraná se a Comunidade Européia aprovar o projeto entre a UFPR, Itaipu Binacional, Universidade de Pisa, a portuguesa Évora e a Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai. O programa está orçado em cinco milhões de euros, cerca de R$ 13 milhões, 750 mil.

De acordo com o pró-reitor de Administração professor Flávio Zanette, que coordenou o projeto, acredita-se que até agosto já tenha uma resposta da Comunidade Européia se a aprovação será total, parcial ou se o projeto será vetado. Em caso positivo, serão desenvolvidas ações na Bacia do Rio Paraná com a finalidade de preservar esse importante rio para o Estado. São pesquisas sobre lixo urbano, mata ciliar, reciclagem de lixo, resíduos de animais, entre outros programas, todos relacionados com as mudanças climáticas.

Itaipu
Foto: arquivo