Estudantes da UFPR fizeram palestras sobre os cuidados com os animais

Estudantes de Medicina Veterinária da UFPR desenvolveram diversas atividades nas escolas públicas de Curitiba sobre os cuidados com os animais domésticos. Um dos projetos foi o Veterinário Mirim. Esta idéia consistiu na realização de palestras, para crianças de 3ª e 4ª séries abordando guarda responsável, controle de zoonoses e bem-estar animal, além de atividades interativas.

Também foi realizado um concurso para a escolha das melhores redações sobre o tema “Qual a melhor solução para o problema dos cães de rua?”>os vencedores ganharam um “kit Veterinário Mirim”, composto por um estetoscópio, uma camiseta e um livro infantil educativo. Os contemplados também puderam visitar o Hospital Veterinário da UFPR e acompanhar o trabalho de um dia.

Os alunos envolvidos no projeto entendem que “o sucesso para a conscientização da população na área de controle de zoonoses, do bem estar animal e da guarda responsável depende de projetos inseridos e discutidos com a sociedade.”

A idéia do Veterinário Mirim buscou conciliar o papel do médico veterinário com a educação infantil na rede de ensino municipal, transformando veterinários e sociedade em um conjunto participativo na melhoria da educação em saúde e no controle de zoonoses. O projeto é coordenado pelo professor Alexander Biondo

Fonte: ACS