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UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudante faz levantamento sobre os dez anos de existência do Projeto Expedições Geográficas – Licenciar

Pesquisas sobre o Projeto Expedições Geográficas (PEG), vinculado ao Licenciar, demonstram a importante contribuição desempenhada pelo Programa na promoção do desenvolvimento dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Paraná. Ele é responsável por subsidiar a formação docente e fornecer relevante suporte para o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Geografia para os mais de três mil estudantes e professores atendidos.

A avaliação foi apontada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Geografia Eduardo Liberti, que este ano concluiu o curso nas modalidades bacharelado e licenciatura. Liberti ingressou como voluntário no PEG em 2013, seu segundo ano de graduação, com o objetivo de conhecer melhor a área da licenciatura, a qual descobriu como sua vocação.

O Projeto Expedições Geográficas é vinculado ao Programa Licenciar, da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), e funciona há dez anos. Por meio de suas aulas de campo, é possível verificar in loco os aspectos geográficos do Paraná. O intuito é levar estudantes de escolas públicas e acadêmicos da área à descoberta de novos conteúdos por meio da observação e interpretação do ambiente.

Foto: Samira Chami Neves

Liberti conta que acreditar no trabalho transformador desenvolvido pelo PEG foi o que o motivou a realizar esse trabalho. “Diante dos sucessivos cortes de verbas na área da educação e com o risco eminente de uma possível extinção do Licenciar, resolvi levantar e expor os resultados de todas as ações desenvolvidas pelo PEG durante seus 10 anos de atuação, assim como seu impacto na formação docente”.

O trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Em um primeiro momento, o estudante e sua orientadora, Elaine Frick – que também é coordenadora do PEG -, buscaram levantar as ações desenvolvidas pelo projeto desde sua institucionalização ao Programa Licenciar. “Levantamos o número de instituições de ensino, estudantes e docentes atendidos pelo projeto; locais de realização das atividades; bolsistas e voluntários participantes; produções didático-científicas; e capacitações e metodologias adotadas”, relata Liberti.

Posteriormente, partiu-se para a avaliação qualitativa das ações. “Elaboramos formulários para três grupos de interesse: bolsistas e voluntários, docentes e participantes das capacitações ofertadas pelo PEG. O objetivo foi verificar de que maneira o projeto contribui para a formação acadêmica e profissional e para o processo de ensino e aprendizagem”, diz o autor do trabalho.

De acordo com Elaine, ao longo dos dez anos de funcionamento, foram mais de 70 acadêmicos que participaram do projeto. “Muitos, ao responderem os questionários, disseram que a experiência obtida por meio do PEG foi superior às próprias disciplinas de Prática da Docência, na qual realizam os estágios de Licenciatura”. Ela conta que também foi possível atestar os resultados significativos na formação continuada de professores por meio de oficinas realizadas, aproximando os professores das instituições de ensino e universidade.

O TCC intitulado “Projeto Expedições Geográficas: 10 Anos de Contribuição na Formação Docente e seu Impacto nas Aulas de Geografia” levou cerca de oito meses para ser desenvolvido e foi apresentado para a banca avaliadora no dia 4 de dezembro.

Importância para a Educação

O Licenciar é um programa de grande importância, possibilitando a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão. “Para a UFPR, sua relevância está na contribuição para a formação docente de seus licenciandos, oferecendo experiência docente aos acadêmicos. Para a sociedade, ele contribui com a extensão, já que nossos bolsistas e voluntários levam para o ambiente escolar seus conhecimentos obtidos durante a trajetória acadêmica, fortalecendo o ensino e compartilhando diferenciadas práticas pedagógicas”, explica Elaine.

Para Liberti, ter participado do Programa foi fundamental para sua escolha profissional na área da docência. “A participação no Licenciar foi essencial para desenvolver e aperfeiçoar as técnicas referentes à didática. Além do desempenho acadêmico e profissional, o projeto contribuiu para as relações interpessoais. Sobretudo, as atividades me proporcionaram vivência no ambiente escolar e contato com profissionais experientes na área, tudo colaborou para minha formação”.

O Licenciar tem foco na formação docente, por meio da iniciação à docência, e na melhoria da qualidade dos cursos de Licenciatura da universidade. “Acho que os Programas vinculados à Licenciatura devem ser prioridade nos planos governamentais e institucionais. Assim, acredito que os resultados demonstrados com esse trabalho podem evidenciar a importância das aulas de campo no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo na disciplina de Geografia”, finaliza o estudante.

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