Estudante de Jornalismo vence prêmio Top Universitário

Esse ano a premiada foi a estudante Andressa Ornelas Grillo, 22 anos, formanda de Jornalismo, que apresentou projeto de assessorias de comunicação para ONGs.

A estudante pretende ministrar oficinas em três organizações não governamentais de Curitiba, tomando por base o modelo implantado na Ciranda – Central de Notícias dos Direitos na Infância e Adolescência – onde é estagiária.

Como prêmio, Andressa ganhou uma viagem de estudos para o Canadá, curso de especialização e ainda a viabilização do projeto, com recursos para o pagamento dos estagiários. Nos próximos meses serão selecionadas as entidades para a aplicação do projeto.

Andressa pretende promover oficinas de treinamento com a finalidade de implantar estratégias de comunicação nas ONGs. Ela entende que a comunicação hoje não é vista nessas entidades como uma necessidade, mas apenas como estratégia de marketing quando há interesse. Acredita que um plano de comunicação poderá dar uma nova estratégia para o trabalho com a criança e com o adolescente.

O QUE É A CIRANDA – A Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência é uma agência de notícias do Paraná especializada em comunicação para temáticas sociais relacionadas à garantia dos direitos infanto-juvenis.

Desde 1998, produz materiais de análise de mídia, mobilização da imprensa e da sociedade, além de realizar eventos da área da infância e desenvolver formas e estratégias de comunicação para o setor social.

O objetivo maior é aprimorar e profissionalizar o diálogo ético entre os diversos atores sociais, educadores, Sistema de Garantia de Direitos, instituições e a imprensa, para provocar uma cobertura jornalística cada vez mais responsável sobre os direitos de meninos e meninas brasileiros.

A Ciranda também possui um Núcleo de Mídia e Educação, responsável pelo desenvolvimento de ações junto ao público infanto-juvenil. No projeto *Luz, Câmera…Paz!,* meninos e meninas privados de liberdade têm a oportunidade de discutir temas como violência, direitos e deveres, cidadania e cultura de

paz. Desde 2004, adolescentes em conflito com a lei do Paraná aprendem a se expressar pela comunicação social e produzem vídeos sobre esses temas.

O HSBC aprovou, em outubro de 2005, a proposta de levar o *Luz, Câmera…Paz!* às escolas da Região Metropolitana de Curitiba. O projeto também integra as ações de Cidadania da Aditepp – Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos, numa articulação que propõe o uso das tecnologias de educação e comunicação, somadas a um processo de educação popular voltados a jovens de regiões pouco favorecidas por políticas públicas.

Com foco no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Paranaguá, o *Navegando nos Direitos* foi um dos 74 projetos aprovados no edital Petrobrás Fome Zero, também de 2005. Foram 3.232 projetos inscritos na seleção pública, provenientes de instituições de todos os estados brasileiros.

A idéia é desenvolver ações de mobilização e prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes, às DST/aids e à desinformação quanto a temas como gravidez e drogas, atuando diretamente junto a três mil pessoas, entre adolescentes, caminhoneiros e públicos específicos. Serão desenvolvidas e

implementadas estratégias para o setor de transporte, além de atividades de reflexão e incentivo ao protagonismo juvenil.

Para ampliar e diversificar suas fontes de recursos, a Ciranda ainda presta serviços de comunicação e mobilização para a área social. Desenvolve site, boletim, jornal impresso, diagramação de materiais, folderes e vídeos.

Quem tiver interesse em conhecer o trabalho da instituição pode entrar em contato pelo telefone (41) 3224-3925 ou pelo e-mail ciranda@ciranda.org.br

A estudante com o prêmio

A estudante no dia da premiação no Memorial de Curitiba

A estudante com o professor Luiz Paulo Maia, orientador