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UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovens Cientistas

Estudantes de graduação de todas as áreas poderão se inscrever ao XXI Prêmio Jovens Cientistas criado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – com a finalidade de estimular a pesquisa entre os universitários. O tema deste ano é Gestão Sustentável e Biodiversidade. As inscrições vão até o dia 30 de novembro e podem ser enviadas pelo correio ao Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Serviço de Prêmios – SEPN 507 – Sala 207 – Brasília – DF – Cep. 70740-901 (categorias Graduado e Estudante do Ensino Superior) ou para a Fundação Roberto Marinho – Rua Santa Alexandrina, nº 336 – Rio Comprido – Rio de Janeiro – CEP: 20261-232 (Categoria Estudante do Ensino Médio) ou ainda para o endereço eletrônico http://www.jovemcientista.cnpq.br. Todos os trabalhos precisam estar acompanhados de ficha de inscrição preenchida e da documentação exigida para cada categoria.

A definição de biodiversidade é muito ampla e dá a dimensão exata de sua importância: é a totalidade dos recursos vivos ou biológicos e dos recursos genéticos e de seus componentes. Portanto, trata-se de uma área que tem impacto direto não só no meio ambiente, mas também na economia, na ciência, na educação, na cultura, enfim, na sociedade como um todo. Um país que tem a Amazônia, o pantanal e o cerrado em seu território é dono de um potencial rico e abundante, mas que, sem os devidos cuidados, poderá se esgotar.

Hoje em dia, com a conscientização sobre a urgência de se adequar às necessidades humanas de desenvolvimento, respeitando a conservação dos recursos naturais e a sobrevivência das várias espécies e ecossistemas, o tema deste ano do XXII Prêmio Jovem Cientista é muito pertinente: “Gestão Sustentável da biodiversidade: desafio do milênio”. Objeto de estudo também de pesquisadores e estudantes brasileiros, a biodiversidade encontra aqui uma série de desafios, como a extração madeireira sem controle, o uso de plantas nativas no paisagismo e a biopirataria. Iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho.

O XXII Prêmio Jovem Cientista tem cinco categorias: Graduado; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio; Orientador e Mérito Institucional. Será concedida ainda Menção Honrosa a um pesquisador com o título de doutor que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da área do conhecimento relacionada ao tema deste ano. Os candidatos serão indicados pelas sociedades científicas selecionadas previamente pelo CNPq.

HISTÓRICO – O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. É considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina. A entrega da premiação é feita pelo Presidente da República e reúne na cerimônia autoridades governamentais da área da ciência e tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Os temas escolhidos são sempre de interesse direto da população e buscam soluções para problemas encontrados em seu cotidiano. Entre os assuntos abordados em anos anteriores estão ‘Qualidade dos alimentos e saúde do homem’, ‘Reciclagem de rejeitos industriais’, ‘Saúde da população e controle de endemias’, ‘Oceanos: fonte de alimentos’, “Saúde da População – controle da infecção hospitalar”. No ano passado, o tema foi “Sangue – Fluido da Vida” Dos 1.377 trabalhos inscritos, foram 129 na categoria Graduado e 52 na categoria Estudante do Ensino Superior. Já na categoria Estudante do Ensino Médio, foram inscritas 1.196 monografias. Um dos segredos do sucesso do concurso, julgado por uma comissão coordenada pelo CNPq, é o rigor nos critérios de avaliação.

Linhas de Pesquisa para as categorias Graduado e Ensino Superior

a) monitoramento, prevenção e mitigação de impactos sobre a biodiversidade;

b) mecanismos e tecnologias de recuperação ambiental aplicados à conservação da biodiversidade;
c) instrumentos econômicos e tecnológicos aplicados à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade;
d) mecanismos de desenvolvimento limpo aplicados à conservação da biodiversidade: geração e uso eco-eficiente de energia; fontes alternativas de energia (biomassa, biodiesel etc); tratamento de resíduos; crédito de carbono; re-uso de água; reciclagem de nutrientes, materiais e lixo;
e) técnicas de biologia molecular e sua aplicação como indicadores sensíveis da alteração da funcionalidade dos ecossistemas;
f) biotecnologia e biossegurança: impactos ambientais que possam repercutir de forma significativa na biodiversidade;
g) gestão ambiental local: educação, sensibilização e participação comunitária;

h) direito ambiental aplicado à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade.

Para a categoria Estudante do Ensino Médio deverá ser abordado apenas um dos seguintes temas relacionados ao tema: Gestão Sustentável da Biodiversidade – desafio do milênio:

1) Biodiversidade

– O que é biodiversidade

– Sua origem e importância

– Os biomas

– A dependência humana da biodiversidade

– O valor da biodiversidade

2) A perda da biodiversidade: causas e conseqüências

– Desmatamento

– Invasões biológicas por espécies exóticas

– Aquecimento global
– Comércio de seres vivos ou de seus derivados

– Contaminação ambiental

3) Diminuindo, monitorando e prevenindo impactos sobre a biodiversidade

– Geração de energia limpa e uso racional da mesma
– Crédito de carbono

– Destino dos resíduos

– Reciclagem de matéria, nutrientes e lixo

– Biotecnologia

– Biossegurança

– Técnicas da biologia molecular

4) Restaurando, conservando e preservando a biodiversidade

– Preservação e conservação de espécies

– Restabelecimento de espécies na natureza

– Restauração ecológica
– Uso sustentável é possível?

5) Direito ambiental

– As leis, as espécies e os ecossistemas
– Patenteamento de espécies

6) Nós e a biodiversidade

– A importância da educação ambiental

– O que podemos fazer.

Fonte: ACS