Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe da UFPR que competiu na Race to Zero fará apresentação em Curitiba

Imagem: Divulgação

Quem se interessa por eficiência energética, energia renovável, casas Net Zero Energy e outros aspectos de inovação nas edificações está convidado para assistir à apresentação da equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que participou da “Race to Zero”, competição realizada no mês passado em Golden (EUA) e que teve o objetivo de inspirar estudantes a se tornarem profissionais preocupados com a sustentabilidade na construção a partir de um projeto de design de casas autossuficientes em energia.

Com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia, o evento ocorre nesta sexta-feira (5), às 18:30, no auditório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (Av. Nossa Senhora da Luz, 2530 – Alto da XV). A promoção é do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná.

Formada por dez alunos de graduação, mestrado e doutorado das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Recursos Hídricos, a equipe liderada pelo professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, Aloísio Schmid, foi a única brasileira entre as 40 selecionadas para a prova e competiu na categoria Casas Geminadas, com o projeto Sobrado Solar. Também participaram grupos dos Estados Unidos, Canadá e Índia.

No dia 22 de abril, a maquete e um banner sobre o projeto ficaram expostos numa mostra ao lado dos demais concorrentes. No dia seguinte, o grupo teve 25 minutos para apresentação e para responder perguntas dos avaliadores.

Projeto Sobrado Solar

O projeto Sobrado Solar consiste num conjunto de três casas geminadas que produzem a energia que consomem. A sustentabilidade está em todos os detalhes – até a localização foi planejada para que os moradores gerem o menor impacto possível sobre o meio ambiente. O terreno selecionado para instalação das casas fica na esquina das Ruas XV de Novembro e José de Alencar, em Curitiba. “É um local próximo ao centro, com diversos pontos de ônibus, ciclovias, hospitais, restaurantes. Assim, é possível fazer muitas coisas a pé, com transporte público ou alternativo”, explica Karoline Richter, doutoranda em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental.

O projeto prevê o uso de wood frame na estrutura e painéis fotovoltaicos na totalidade da cobertura. “São técnicas construtivas pouco difundidas por aqui. Ainda há muito preconceito contra casas de madeira e os painéis fotovoltaicos geralmente são usados apenas em pedaços da cobertura e não integralmente”, esclarece o professor Aloísio Schmid. De acordo com ele, falta incentivo para que essas técnicas sejam disseminadas na construção civil no Brasil.

O projeto segue os conceitos da arquitetura bioclimática – o que inclui desde a escolha da posição das casas nos terrenos até a presença de aberturas que privilegiam o uso da luz natural.

Apresentação da Equipe da UFPR que participou da Race to Zero (EUA)

Data: 5 de maio de 2017
Horário: 18:30
Local: auditório do CAU/PR
Endereço: Av. Nossa Senhora da Luz, 2530 – Alto da XV
Entrada livre

Informações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...