Equipe da UFPR é a melhor brasileira no ranking mundial da Maratona de Programação

No último dia 20 de abril, os alunos Bruno Ribas (Mestrado em Informática) e Eduardo Ribas (Bacharelado em Ciência da Computação), o ex-aluno Raphael Ribas e o técnico André Guedes, professor do Departamento de Informática, embarcavam para Estocolmo, na Suécia. O motivo foi a final mundial da Maratona de Programação, organizada pela Associação para Maquinaria da Computação (ACM, na sigla em inglês), na qual a equipe conquistou o 34º lugar – e medalha de ouro no ranking nacional.

Depois de participar da final brasileira – organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em Vila Velha (ES) – a equipe de alunos, nomeada Triforce, conquistou colocação para a final mundial junto com outras seis equipes brasileiras e 93 do mundo todo. Os finalistas foram classificados entre cerca de 10 mil equipes de 2.500 universidades do globo.

A competição exigia que os participantes resolvessem o maior número possível dos 11 problemas em menos tempo. A equipe da UFPR resolveu quatro problemas, conquistando o 34º lugar mundial e o primeiro dentre as equipes brasileiras. A Triforce é ainda a segunda melhor da América Latina, atrás apenas dos alunos da Universidad de Buenos Aires.

A equipe contou com o apoio do Departamento de Informática da UFPR e do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec). Os três integrantes já foram bolsistas do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da UFPR.

A Maratona

O objetivo da competição é estimular o trabalho em equipe e promover a criatividade, a busca de novas soluções em software e a habilidade de resolver problemas. O desafio das equipes é revolver o maior número de problemas em um prazo de cinco horas, utilizando apenas computador e material impresso.

Equipe da UFPR é a 34ª no ranking mundial de Programação

Fonte: Com informações do C3SL