Ensemble de Arte toca repertório de grandes compositores

De Clare Fisher, Maurício Einhorn e Hermeto Pascoal a Chiquinha Gonzaga, passando por um repertório variado com composições brasileira, americanas e latino-americanas. Esse foi o som que ecoou no Theatro Municipal de Antonina e encantou a plateia durante a apresentação do grupo Ensemble de Artes da UFPR, no início da noite de ontem.

Formado por alunos de graduação e pós-graduação do curso de Música da universidade e coordenado pelo professor Edwin Pitre Vásquez, o grupo apresenta um repertório variado em seu espetáculo, com composições de choro, samba, fandango, tango, valsa, jazz entre outros gêneros. “Contamos com um número grande de instrumentos e com alunos que além de músicos são arranjadores, por isso, nosso projeto busca divulgar a música produzida no Departamento de Artes”, explicou Vásquez.

Ensemble de Arte é um projeto do Laboratório de Etnomusicologia que estreou em novembro de 2010 na 3ª Mostra de Artes do Departamento de Artes da UFPR e trouxe a Antonina a riqueza de canções como Morning, de Clare Fisher; Estamos aí, de Maurício Einhorn; Sutil lua, de Edwin Pitre e Lia Ferreira, Lua branca, de Chiquinha Gonzaga; Choro negro, de Paulinho da Viola; entre outros nomes.

Durante a apresentação, a plateia também pode acompanhar a voz de Débora Bergamo, cantando algumas canções tocadas pelo grupo, além da apresentação do quarteto Apneia, formado por alunos do curso de Música a partir de um grupo de estudos, que também encantou o público do espetáculo. Com uma apresentação divertida e envolvente, Lucas Diaz (barito), Gabriel Machado (voz principal), Fernando Loureiro (tenor) e Julio Muzzi (baixo) comandaram a segunda parte da apresentação, cantando músicas americanas, como Love me tender. “Éramos colegas da faculdade com dificuldades em uma matéria de treinamento auditivo. Decidimos montar um grupo de estudos para melhorar nosso desempenho na aula e percebemos que nossas tonalidades de voz se completavam”, contou Diaz.

O casal Fátima e Jorge Karan ainda não conhecia o trabalho realizado na UFPR na área de música e saíram encantados com o que ouviram. “O espetáculo foi ótimo, com uma apresentação emocionante e de alto nível”, elogiou Fátima. Para Jorge, a seleção do repertório também foi muito rica. “A escolha de grandes compositores foi bem feita. É importante que a música brasileira de qualidade seja divulgada por grupos assim”, disse.

Com apresentação sonora, grupo ganhou o público.
Foto: Fabiana Caldart

Quarteto Apneia canta músicas à capela ─ sem acompanhamento instrumental.
Foto: Fabiana Caldart

Link(s) relacionado(s):