Empresas Juniores participam da Feira de Cursos e Profissões

“Esse contato inicial é interessante, pois esses alunos que hoje estão no ensino médio, logo estarão na Universidade e ainda não conhecem o conceito de empresa júnior”, diz Aleksander Avalca, presidente da JR Consultoria – UFPR, empresa júnior que inclui os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão da Informação.

Empresa junior é uma instituição sem fins econômicos, constituída e gerida por alunos da graduação. Realiza projetos para empresas, entidades e sociedade, nas suas áreas de atuação com a supervisão de professores especializados na área. Pela gestão estar nas mãos exclusivamente dos estudantes são exigidas habilidades comportamentais e profissionais dos membros da empresa. Responsabilidade, comprometimento, trabalho em equipe e honestidade são exemplos dessas características.

As empresas que participarão da feira são: Animalis – Empresa Júnior Medicina Veterinária), Ciclus Consultoria (Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia da Produção), COEM Jr. (Engenharia Mecânica), EJEQ (Engenharia Química), EMJEL (Engenharia Elétrica), EMMATI (Matemática Industrial), Fábrica de Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Júnior Design (Design), JR Consultoria – UFPR (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão da Informação), IMAC – JR (Engenharia Industrial Madeireira) e Trilhas (Turismo).

Para fazer parte de uma empresa júnior basta apenas estar matriculado no curso relacionado à empresa que ela está procurando. Geralmente ocorre um processo de seleção similar ao de empresas de mercado, e após isso os novos membros são inseridos na empresa. O trabalho na empresa júnior é voluntário. Todo o recurso captado com projetos é revertido em manutenção da estrutura e, principalmente, treinamentos e atividades visando a evolução dos membros.

O Reitor Zaki Akel Sobrinho apóia a participação dos estudantes nas empresas juniores. “Ao longo dos anos nós temos percebido que todos os alunos que passam pelas empresas júnior saem diferentes, mais maduros, mais responsáveis, saem profissionais que são disputados pelas empresas quando vão ao mercado”, diz o reitor.

feira de 2008
Foto: Izabel Liviski