Centro de Estações Experimentais da UFPR tem nova direção

O Centro de Estações Experimentais da UFPR é composto por seis unidades situadas em diversas regiões do Estado do Paraná. A cerimônia de posse aconteceu na Estação Experimental do Canguiri, com a presença de professores, técnicos e alunos. Segundo o diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona Filho nunca, desde a existência do Centro, um reitor esteve presente na posse do diretor. ‘Uma demonstração da importância das Estações Experimentais e das boas relações do Setor com a Reitoria’, enfatizou.

Novo diretor – Doutor nas áreas de Tecnologia de Sementes e Armazenagem de Produtos Agrícolas, o professor Possamai destaca uma série de atividades programadas para a gestão 2006/2010: “ como a Unidade está localizada numa área de proteção ambiental, os projetos deverão ser direcionados à defesa do meio ambiente”, salienta.

Nessa perspectiva, o novo diretor enumera algumas das atividades que serão desenvolvidas de imediato prevendo a utilização de produtos naturais na proteção de hortaliças e outras culturas, a viabilização dos contatos com empresas privadas para a implantação das iniciativas de proteção ambiental e ainda possibilitar a divulgação interna e externa das estações experimentais da Universidade. ‘Precisamos dar continuidade aos processos de ensino, pesquisa e extensão nas estações para possibilitar o desenvolvimento de tecnologia que auxiliem a todos aqueles que tem seu espaço localizado em um APA, uma unidade de proteção ambiental.’

Para o reitor Carlos Moreira Júnior, que iniciou sua fala fazendo um ‘minha culpa’ sobre a condução das ações junto ao Centro na gestão 2002-2006, as Estações são fundamentais para as atividades de ensino e pesquisa na Universidade. ‘Não estava claro, até pelo processo pelo qual passou a Estação do Canguiri integrando-se à APA do Iraí, o que exatamente era uma estação experimental. Hoje isso está bastante claro e vamos apoiar a Estação do Canguiri para mantê-la como unidade de pesquisa e ensino que é.’

Além da Estação do Canguiri onde as linhas de pesquisa abraçam as áreas de produção vegetal e animal, integram o Centro mais cinco estações instaladas nos municípios de Paranavaí e Bandeirantes, locais de pesquisas dedicadas ao melhoramento da cana-de-açucar, Rio Negro e São João do Triunfo, onde se desenvolvem estudos na área florestal e a Unidade de Castro com as pesquisas no setor de produção vegetal.

Posse na Estação do Canguiri
Foto: Isabel Liviski