Em trote, alunos da UFPR reformam creche de Curitiba

Alunos do primeiro ano dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná participaram na tarde desta quarta-feira (2) de um trote solidário na Creche Comunitária Casa da Criança São José, localizada no bairro Cajuru, região leste de Curitiba.

Organizada pelos centros acadêmicos de ambos os cursos, a iniciativa reuniu 160 calouros – 110 de engenharia civil e 50 de arquitetura.

Na companhia de alunos veteranos, os estudantes do primeiro ano pintaram muros e paredes, reformaram móveis, fizeram reparos em uma horta e confeccionaram bolsas a partir do reaproveitamento de banners usados, entre outros serviços.

‘A gente convidou todos os calouros e a adesão foi grande. De um total de 166 do nosso curso, 110 estão aqui’, disse Salem Ibrahim, 20, presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Civil do Paraná (Daep).

Mais fotos aqui

Os materiais utilizados durante o trote foram fornecidos pela própria creche e pelos centros acadêmicos. A loja Vergínia fez uma doação de tinta.

‘Trouxemos os estudantes aqui para que, primeiro, eles possam se conhecer e, também, pela necessidade de que eles adquiram uma responsabilidade social’, afirmou Leonardo Venâncio, 18, diretor do Grêmio de Arquitetura e Urbanismo da UFPR (GAU).

A creche atende a um total de 180 crianças, na faixa de três meses a cinco anos de idade. Conveniada à prefeitura, recebe um valor mensal de R$ 140 dos cofres públicos municipais, por criança atendida. ‘O valor ideal seria de pelo R$ 250’, observa Lucivane Rodrigues Bueno, 31, pedagoga e diretora da creche.

A instituição possui 25 funcionários e se mantém através de doações e da cobrança de uma mensalidade de R$ 100. Parte das famílias atendidas são isentas da taxa.

Pelo menos outras cem crianças estão na lista de espera por uma vaga. ‘Todos os dias temos novas mães em frente ao portão, em busca de uma matrícula’, conta Lucivane, que elogiou o trote solidário dos alunos da UFPR. ‘Já tivemos uma experiência anterior com outro grupo de alunos, mas não de forma tão bem organizada quanto esta.’

Em 2010, a creche Casa da Criança São José ficou em terceiro lugar nacional num concurso promovido pelo HSBC, com o projeto ‘Verde colorindo a vida’. O concurso teve mais de 200 concorrentes.

Entre as iniciativas ambientais da creche estão o reaproveitamento de água da chuva para uso em descargas nos banheiros – até seis mil litros são armazenados em cisternas ligadas aos telhados da instituição e de uma igreja localizada no terreno ao lado.

Depoimentos

A integração entre os dois cursos também foi destacada pelos alunos. A estudante do segundo ano de arquitetura, Jéssica de Castro Brodhage, comenta que engenheiros e arquitetos sempre precisam trabalhar juntos, e nesta atividade eles têm a oportunidade de experimentar isto. “O trabalho em equipe não é muito realizado dentro da UFPR, mas é fundamental para a profissão. Tentamos proporcionar esse contato, para que todos percebam a importância da integração”, relata Jéssica.

Os calouros também aprovaram esta decisão de unir as duas habilitações. Diego Vaz, recém-aprovado em Engenharia Civil, afirma que o contato com os outros alunos é muito importante, principalmente para “quebrar a distância que existe entre os dois cursos”. A caloura de Arquitetura, Fabiana tem a mesma opinião e acrescenta que, para boas causas como esta, a união é necessária. “Dentro e fora da faculdade precisamos desta união para fazermos um mundo melhor. Ninguém consegue nada sozinho”, diz.

E pensando nesta ajuda ao próximo, calouros e veteranos misturaram-se na pintura e outros trabalhos na creche. A iniciativa agradou a todos, que inclusive falaram da possibilidade de realizá-la mais de uma vez ao ano. “Como é um projeto que ajuda muitas pessoas, poderia acontecer mais vezes. Com certeza ninguém iria recusar”, garante Diego.

Mais fotos aqui

Alunos da UFPR pintam o muro da creche
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Alunos pintam a parte interna da creche