Em busca de recursos, UFPR sugere emendas a vereadores de Curitiba

As emendas sugeridas pela universidade são destinadas a financiar equipamentos médicos para o Hospital das Clínicas (R$ 2 milhões) e para a Maternidade Victor Ferreira do Amaral (R$ 800 mil), além de uma parcela das obras do Corredor Cultural (R$ 400 mil).

Em menos de uma semana, é o terceiro encontro com parlamentares paranaenses em busca de recursos que a Reitoria promove. Os dois primeiros foram, respectivamente, com deputados federais e estaduais.

Compareceram ao almoço da universidade os vereadores Aladim Luciano (PV), Aldemir Manfron (PP), Caíque Ferrante (PRP), Cantora Mara Lima (PSDB), Celso Torquato (PSDB), Denilson Pires (DEM), Dirceu Moreira (PSL), Emerson Prado (PSDB), Felipe Braga Cortes (PSDB), Francisco Garcez (PSDB), João Cláudio Derosso (PSDB), João do Suco (PSDB), Juliano Borghetti (PP), Julião Sobota (PSC), Julieta Reis (DEM), Noemia Rocha (PMDB), Omar Sabbag Filho (PSDB), Renata Bueno (PPS) e Serginho do Posto (PSDB).

Durante o evento, o reitor Zaki Akel Sobrinho fez uma apresentação das obras que estão em andamento na universidade e de novos projetos, ainda por serem iniciados, como o Corredor Cultural e a transformação em campus universitário da antiga sede da Rede Ferroviária. ‘Com isso, inclusive, ajudamos a prefeitura a revitalizar o centro da cidade’, argumentou o reitor.

De acordo com Zaki Akel, essa é também uma maneira de mostrar aos vereadores o resultado dos recursos indicados por eles no passado. Em 2009, a Câmara de Curitiba foi responsável por R$ 800 mil em emendas para a UFPR, de um total de R$ 11,5 milhões quando somadas as três esferas parlamentares.

O reitor ouviu do presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), a promessa de que os vereadores se esforçarão para aprovar recursos em prol da universidade, principalmente para os hospitais. ‘Tenha a certeza, faremos tudo o que pudermos. Ainda mais depois de assistir a essa apresentação, que nos dá a tranquilidade de que as emendas estão sendo bem utilizadas’, garantiu o vereador.

Por sua vez, Derosso recebeu do reitor a garantia de ajuda da UFPR em temas centrais para a cidade. ‘Precisamos levar a expertise da Universidade para a Câmara, para discutir assuntos atuais, como o combate à violência e a infraestrutura da cidade para a Copa do Mundo’, finalizou.

Fotos em alta resolução

O reitor Zaki Akel fala a vereadores sobre futuros projetos da UFPR.
Foto: Leonardo Bettinelli

Link(s) relacionado(s):