Dia de Campo na Fazenda da UFPR mostrará tecnologias da agricultura orgânica

A Fazenda do Canguiri da UFPR localizada no município de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, está sediando até hoje (26), o III Agronegócio Brasil. O simpósio reúne cinco eventos simultâneos com palestras, feira de produtos, novas tecnologias agrícolas, atividades práticas.

O local do evento não foi escolhido por acaso: ‘Nosso evento pede ajuda para a nossa profissão (a de engenheiro agrônomo), para a universidade, para este Centro Experimental, que precisam ser resgatados por ser a agricultura o sustentáculo econômico do Paraná’, afirmou o coordenador do evento, o professor Luiz Antonio Lucchesi, também presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, regional Curitiba (AEAPR-Curitiba). Lucchesi defende a Fazenda da UFPR como um laboratório a céu aberto que precisa de apoio para o desenvolvimento de pesquisas agrícolas. Isso, independentemente de a unidade estar dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA), Lucchesi defende que é possível adequar as atividades dentro do zoneamento proposto pela área, produzindo ciência, tecnologia e inovação.

Presente na abertura do evento, que integra as comemorações dos 100 anos da UFPR, o reitor Zaki Akel Sobrinho externou a felicidade de ver nas dependências da instituição a discussão de pautas contemporâneas como a sustentabilidade, a produção de alimentos e a discussão de propostas e ações para temas tão importantes para o conjunto da sociedade. ‘Esperamos que o evento resulte em propostas, projetos e programas’, disse Zaki, salientando que a soma das forças de governo, entidades, academia e setor produtivo geram uma sinergia fundamental para o Paraná.

Dia de Campo – Integra o simpósio também o 4º Dia de Campo de Olericultura Orgânica, uma iniciativa que aproxima os alunos dos produtores rurais. Durante todo o dia nesta sexta-feira, produtores de hortaliças da região metropolitana de Curitiba estarão interagindo com os estudantes, conhecendo experimentos, variedades mais adaptadas ao plantio na região, novas tecnologias desenvolvidas para a produção orgânica segue parâmetros de respeito ao meio ambiente. O Dia de Campo é iniciativa do professor da UFPR, Átila Mogor, da disciplina de Olericultura, ofertada aos estudantes de 6º período do curso de Agronomia.

Segundo ele, o plantio de orgânicos está crescendo muito e a universidade tem ajudado em muito esse novo panorama. Para ele, é preciso desmistificar o setor de orgânicos como uma visão romântica de agricultura. ‘Aqui mostramos que as plantas são produtivas, que as tecnologias desenvolvidas vêm para facilitar a vida dos produtores’, diz o professor. Os experimentos dos estudantes na disciplina acontecem na prática, com testes de competição entre cultivares: as plantas são submetidas a condições idênticas, avaliam o desempenho da planta que inclui aspectos como produtividade, tolerância a doenças, a qualidade dos frutos, controle biológico de pragas, utilização de biofertilizantes, entre os vários outros. Tudo aplicando as boas práticas demandadas por uma região determinada como APA. ‘Zero de agrotóxico’, frisa Átila, mostrando canteiros de morangos, pimentões e tomates carregados de frutos vistosos, exemplos vivos de que o produtor vai produzir bem e ainda agregará valor aos produtos.

horta orgânica

tomate orgânico

demonstração técnica
Foto: Leonardo Bettinelli