Em almoço, deputados estaduais decidem por emenda coletiva ao HC

Os deputados que compõem a Assembleia Legislativa do Paraná devem apresentar até esta terça-feira (23) uma emenda coletiva ao Orçamento do Estado para 2011, alocando recursos para o Hospital das Clínicas da UFPR. O valor ainda não está fechado. “Precisamos negociar, para colocar no orçamento uma emenda que seja de fato paga. Não adianta ficar só na promessa, no mundo das ideias”, afirmou o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).

A resolução foi tomada nesta segunda-feira (22), em almoço dos deputados estaduais com a cúpula administrativa da UFPR. Compareceram os deputados Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), Cleiton Kiélse (PMDB), Augustinho Zucchi (PDT), Fernando Scanavaca (PDT), Tadeu Veneri (PT), Luciana Rafagnin (PT), Péricles de Mello (PT) e Dr. Batista (PMN).

Em quatro dias, é a segunda reunião feita com parlamentares paranaenses pela UFPR em busca de recursos. Na quinta-feira (18) a administração se reuniu com a bancada federal do Estado, em Brasília. Ainda nesta quarta-feira (24), a Reitoria deve almoçar com vereadores de Curitiba, em encontro com o mesmo objetivo.

O almoço, realizado pela UFPR, foi uma oportunidade para que a Reitoria entregasse a cada deputado sugestão de duas emendas ao orçamento do Estado, com valor médio de R$ 200 mil cada. O total das emendas sugeridas aos 54 deputados foi de cerca de R$ 21 milhões, destinados a diversas propostas, desde projetos acadêmicos à revitalização de espaços.

A opção pela emenda coletiva pró-HC, em detrimento das emendas individuais, foi do deputado Augustinho Zucchi. “No interior, todos os dias somos cobrados a respeito do HC. Com essa emenda, vamos beneficiar todo o Estado”, defendeu.

Para Norton Nohama, assessor especial do Gabinete do Reitor, a decisão dos deputados pela emenda coletiva não impede que as outras sugestões, individuais, sejam também alocadas. “É claro que essa decisão não fecha a porta para outras emendas individuais. Cada deputado tem direito a R$ 4 milhões em emendas e a gente sabe que muitos deles têm interesse em colocar recursos na universidade”, argumentou.

Os deputados que não puderam comparecer ao almoço receberam, ainda na tarde desta segunda-feira, a lista com as emendas sugeridas pela UFPR a cada um.

Compromisso com a sociedade

Em discurso, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou o fato da universidade estar estabelecendo relação com todos os setores do Estado. “Precisamos do apoio de todos, para que nossa universidade chegue aos 100 anos ainda melhor, sempre a serviço da sociedade”, disse.

Zaki Akel ilustrou seu pensamento com o exemplo da Defensoria Pública, atualmente em vias de ser aprovada no Estado. “A UFPR pode e deve auxiliar a Assembleia em suas discussões e a sociedade como um todo”.

O deputado Tadeu Veneri, relator do projeto da Defensoria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, também defende uma parceria com a UFPR. “O próprio projeto prevê uma parceria com os núcleos de práticas jurídicas das universidades estaduais e federais, e a sensibilização de professores e alunos para a causa”, justificou o deputado.

Almoço foi iniciativa da UFPR, que na quarta-feira (24), se reúne também com vereadores de Curitiba.
Foto: Bernardo Staut

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira