Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Docente da Universidade da Tasmânia participa de evento de educação a distância na UFPR

Programação_final_certificação
Imagem: Divulgação

No próximo dia 8, das 9h às 17h, no Auditório Gralha Azul no Setor de Ciências da Saúde, será realizada a III Semana de Educação Aberta – “Adesão de instituições do Paraná ao Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos”. Promovido pela Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), o evento, gratuito, contará, no período da manhã, com a palestra da professora Carina Bossu, da Universidade da Tasmânia, Austrália.

Por meio da Cipead, a UFPR está presente no projeto eMundus, uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia com o objetivo de explorar o potencial da Educação Aberta. Segundo site do projeto, o programa de Recursos Educacionais Abertos (REA Paraná) busca disseminar as Práticas Educacionais Abertas (PEAs) e incentivar a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) no Paraná, disponibilizando-os para a comunidade acadêmica da UFPR e da UTFPR, bem como para a comunidade externa via web.

“Os REA podem ajudar, por exemplo, os educadores a reduzir o tempo de preparação de aulas, evitar a duplicação de esforços e concentrar os seus esforços em tornar a aprendizagem dos alunos uma experiência mais gratificante. Para os estudantes formais e informais a utilização dessas ferramentas representa acesso a informação de boa qualidade e de baixo custo (ou até mesmo gratuitamente), flexibilidade para estudar em qualquer lugar e a qualquer hora, entre outros”, opina Bossu.

Carina Bossu é professora do Instituto da Tasmânia de Aprendizagem e Ensino da Universidade da Tasmânia, na Austrália. Seu trabalho e pesquisa concentram-se principalmente em Recursos Educacionais Abertos (REA) e Práticas Educacionais Abertas (PEA) no ensino superior, mais especificamente relacionados com a aprendizagem, ensino e desenvolvimento profissional. Anteriormente, foi bolsista de pesquisa da Universidade de Nova Inglaterra, também na Austrália.

Confira abaixo uma entrevista com a docente:

UFPR: Quais as perspectivas da Educação Aberta no Mundo?
Bossu: A Educação Aberta no mundo está se expandindo rapidamente. A diversidade de projetos de pesquisa e desenvolvimento nesta área cresce a cada ano, apoiados por fundos financeiros nacionais e internacionais. Com isso cresce também o número de pessoas e entidades envolvidas, incluindo educadores, pesquisadores, governos, instituições educacionais, entre outras organizações. Na Austrália, apesar de alguns desenvolvimentos atuais, a Educação Aberta ainda não é parte integral na Educação superior.

UFPR: O que os MOOC (Massive Open Online Course) representam para a Educação?
Bossu: Somente se o MOOC for realmente aberto, onde estudantes e educadores tem o direito de baixar, adaptar o conteúdo, reusar o conteúdo, e redistribuí-lo, eu acredito que MOOCs são ou serão ferramentas educacionais poderosas que podem contribuir para o aumento ao acesso a Educação informal e formal, ao aprendizado contínuo e life long learning.

UFPR: Qual a contribuição desse Movimento de Educação Aberta para Educadores e estudantes?
Bossu: Os benefícios da Educação Aberta para educadores e estudantes são vários. Os educadores tem atualmente acesso a uma gama crescente de recursos educacionais abertos (REA), que podem ser usados para atualizar, inovar e revisar conteúdos de aprendizagem existente. Outros benefícios para os alunos são a interação e o desenvolvimento de conteúdos e o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos com outros alunos, atingindo assim suas metas pessoais de aprendizagem e lidando com diferentes pontos de vista.

UFPR: Como percebe o futuro da Educação a partir desse Movimento de Educação Aberta?
Bossu: Eu acredito que a Educação Aberta está aqui pra ficar. O potencial da Educação Aberta para a melhoria do ensino e aprendizagem e para o crescimento ao acesso a Educação, são inquestionáveis. Entretanto, a Educação Aberta exige mudança de atitudes de educadores e estudantes. O conceito de compartilhar conteúdo e materiais devidamente licenciados ainda é uma novidade e expõe práticas de ensino e qualidade de conteúdo. Essa mudança de paradigma acontecerá mais cedo ou mais tarde, influenciadas pela sociedade, pelas instituições de ensino e até mesmo pelos alunos e pares.

Serviço:
III Semana da Educação Aberta
Data: 8 de junho
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório Gralha Azul, Setor de Ciências da Saúde – campus Jardim Botânico
Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico
Entrada livre.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...