Discussão sobre Fenomenologia tem início nesta sexta-feira, 05 de junho

A apresentação e a divulgação de trabalhos e pesquisas que abordam a fenomenologia em psicologia e em outros segmentos são algumas das perspectivas do “I Congresso Sul Brasileiro de Fenomenologia” e do “I Congresso de Estudos Fenomenológicos do Paraná”. Os eventos serão realizados a partir desta sexta-feira, 5, até o dia 7 de junho, no Auditório Ulysses de Campos – Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus do Jardim Botânico.

Na oportunidade, estarão presentes pesquisadores de Fenomenologia em áreas como Psicologia, Filosofia e Saúde de várias universidades do País, entre eles, Adriano Holanda, Carlos Serbena , Joanneliese de Lucas Freitas, Ana Paula Almeida de Pereira e Luiz Damon Moutinho, todos da UFPR.

Convidados – Ainda de outras localidades, William Barbosa Gomes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jorge Ponciano Ribeiro da Universidade de Brasília,Carlos Diógenes Cortes Tourinho da Universidade Federal Fluminense, Cleuse Barleta da coordenadoria de Saúde Mental do Estado do Paraná,Daniela Schneider da Universidade Federal de Santa Catarina, Mônica Botelho Alvim da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lucia Célia da Silva daUniversidade Estadual de Maringá, Marcos Nalli da Universidade Estadual de Londrina, Maria Alves Bruns da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto e Sylvia Mara Pires Freitas da Universidade Estadual do Maringá.

Entre os temas propostos destacam-se a Pesquisa Fenomenológica, Consciência e Imaginação, Fenomenologia e Prática Clínica, Dimensão Existencial do Cuidado em Saúde, Saúde Mental e Psicopatologia e outros assuntos de interesse. A promoção é do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NEDHU) do Departamento de Psicologia da UFPR. Dentre as atividades do Congresso, serão realizadas também apresentações orais, painéis, mesas redondas e conferências, além do lançamento do livro Estudos de Psicologia. Uma introdução (Carlos Tourinho e Renato Sampaio org.).

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Sônia Loyola