Pátio da Reitoria sedia atividades do MST e Via Campesina

Uma tenda montada no pátio da Reitoria da UFPR irá abrigar nesta sexta-feira (5/6) uma série de atividades do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Via Campesina e da Assembléia Popular.

Após duas semanas de caminhada, cerca de 400 trabalhadores rurais ligados a essas entidades chegaram nesta quinta-feira em Curitiba.

O chamado ‘mutirão de debates’ pretende realizar discussões sobre a crise econômica, a reforma agrária e a construção de um projeto popular para o país.

No último dia 18 de maio, 200 militantes da chamada ‘Coluna do Norte’ iniciaram debates na cidade histórica de Porecatu. No dia seguinte, outros 200 militantes da ‘Coluna do Oeste’ partiram de Foz do Iguaçu. As duas colunas percorreram dezenas de cidades paranaenses.

As entidades também divulgam a campanha ‘O petróleo tem que ser nosso’, em defesa da Petrobras e do controle público das reservas petrolíferas descobertas no país.

Na capital, pretendem fazer um total de 60 debates em comunidades, sindicatos e escolas da periferia.

Atualmente, existem cerca de 100 mil famílias sem-terra acampadas em todo o Brasil. Cerca de sete mil delas estão no Paraná, sob barracas de lona, em latifúndios improdutivos e na beira de estradas.

Programação das atividades no pátio da Reitoria da UFPR

5 de junho, sexta-feira

(As atividades ocorrem numa tenda no pátio da Reitoria da UFPR)

Oficina do Teatro Oprimido (em homenagem a Augusto Boal)

14h
Debates: Crise Ambiental e Agroecologia

15h
Perspectivas para a Educação Pública hoje – Astrid Baecker Ávila – APUFPR

O SUS e a Saúde como direito de todos – FOPS

Oficina do Estágio Interdisciplinar de Vivência / Vídeo

20h
Plenária Final – debate sobre a Crise, com Gilmar Mauro da coordenação nacional do MST.

Fonte: Fernando César Oliveira