Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Digitalização de processos colabora para redução do uso de papel na UFPR

Um dos compromissos assumidos pelo reitor Zaki Akel Sobrinho em campanha, a redução do uso de papel na universidade, tem se concretizado em diversos setores com a digitalização de processos. Sistemas desenvolvidos pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) minimizaram o número de impressões e a utilização de documentos como ofícios, memorandos e processos administrativos, dando agilidade ao usuário e minimizando a produção de resíduos.

Dentre eles, destacam-se o Sistema de Controle de Frota (Siconf), que automatizou todo o processo de agendamentos da Central de Transportes (Centran); o Oráculo, que reúne os chamados de atendimento do próprio CCE, possibilitando acompanhamento dos pedidos e avaliação do atendimento; O Sistema de Gestão da Extensão Universitária (Sigeu), que permite o registro das propostas e relatórios de extensão, além de formalizar os mecanismos de prestação de contas; e o Sistema de Integrado de Gestão de Acordos (Sigea), que disponibiliza para a comunidade todo o histórico de acordos e contratos firmados pela UFPR, dando transparência aos atos administrativos e evitando a necessidade de emissão de cópias destes documentos para terceiros. Em 2013, o Sigea ficou entre os dez primeiros colocados em um concurso nacional da Controladoria-Geral da União que reconhece ferramentas e iniciativas de transparência pública.

Também entram nesta lista de produtos desenvolvidos pelo centro o Portal do Aluno e o Portal do Professor. O primeiro permite aos alunos acessarem documentações referentes ao seu curso, como histórico escola, comprovantes de matrícula e sua grade horária. Já o segundo, possibilita que o docente lance suas notas diretamente no sistema.

Para 2014, também foi totalmente informatizado o processo de inscrição no Programa de Iniciação à Docência (PID), via a intranet da UFPR, assim como foi implantado um novo sistema de progressão docente, realizado integralmente online.

O diretor do CCE, Edson Flávio de Souza, utiliza o equipamento que digitaliza documentos e os envia a computadores ou e-mails, contribuindo para a redução de papel. Foto: Marcos Solivan

O diretor CCE, Edson Flávio de Souza, destaca, ainda, a estrutura fornecida aos diversos departamentos para agilizar o processo de “despapelização” na instituição. A criação de um novo modelo de impressão melhorou a qualidade dos equipamentos e trouxe a opção de digitalizar o material desejado, sem a necessidade de fazer cópias físicas para distribuição. Também entram nessa conta o novo servidor de e-mail, que está ativo desde o começo de dezembro passado e permite o compartilhamento de mensagens, pastas e até mesmo agendas online; a manutenção das redes sem fio e interna, que permitem o acesso remoto a diversos arquivos com uma base de dados única; e ainda serviços de videoconferência e VoIP (para saber mais sobre estes, acesse este link).

Descarte adequado

Além da revisão nos processos, há ainda ações focadas no descarte dos resíduos produzidos pela comunidade acadêmica. De acordo com Regina Célia Zanelatto, da Divisão de Gestão Ambiental da Prefeitura Universitária (DGA), a partir de 2015 serão disponibilizadas caixas coletoras de papel diferenciadas para toda a universidade. “Damos maior atenção ao descarte para que os resíduos tenham mais valor agregado”, explica.

Vale destacar que, seguindo o decreto federal nº 5940, de apoio à coleta seletiva, órgãos e entidades da administração pública federal devem separar o lixo reciclável e destiná-los a cooperativas e associações de catadores de papel. Na UFPR, esta medida é praticada pela DGA.

Por Jéssica Maes

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...