Diálogo constrói solução para a Clínica de Fisioterapia

Participaram do evento o reitor Zaki Akel Sobrinho, o prefeito de Matinhos Eduardo Dalmora, o diretor do Setor Litoral Valdo Cavalet a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças Lucia Regina Assumpção Montanhini, a secretária Municipal de Saúde Renata Cezar do Amaral, o assessor do prefeito David Pancotti, entre outras autoridades municipais e representantes da universidade. A assinatura foi realizada no dia 28 de julho.

O convênio estabelece que a gestão da clínica ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. A universidade vai ceder todos os equipamentos necessários para a continuidade do atendimento. Fica garantida também a participação dos alunos do Setor Litoral no atendimento à população, resguardando os aspectos práticos fundamentais do seu processo de formação como fisioterapeutas, com a orientação educacional dos profissionais que lá trabalham e dos professores da Universidade. A partir de agora, a prefeitura também passará a adquirir vários dos equipamentos necessários ao funcionamento da Clínica de Fisioterapia, garantindo melhoria do atendimento à população

O reitor da UFPR reiterou o esforço da universidade em construir uma solução que fosse adequada para o ensino realizado pelo Setor Litoral. Ao mesmo tempo pudesse garantir as atividades extensionistas através da dos serviços de saúde historicamente ofertados à população da região, seguindo assim princípios que norteiam a formação na área de saúde em toda a UFPR. ‘Nós trabalhamos intensamente para dar continuidade à parceria entre a universidade e a Prefeitura de Matinhos na questão da Clínica de Fisioterapia’, destacou.

Segundo o reitor, é um espaço que atende à população de Matinhos e, portanto, não pode ter nenhum sobressalto. ‘É muito importante garantirmos a continuidade do trabalho de atendimento à população. Nesses dias nós trabalhamos e analisamos qual seria o melhor arranjo para que a clínica tenha um melhor funcionamento, e neste sentido acordamos com o prefeito e assinamos uma prorrogação do convênio na continuidade da parceria da universidade com a Prefeitura de Matinhos’, garantiu o reitor.

Há vários meses, a Administração da UFPR dialoga com a direção do Setor Litoral na busca de alternativas que possam garantir a continuidade do curso de Fisioterapia em Matinhos. Questões como as condições da oferta têm sido tratados com o MEC, dentre elas o aumento do número de professores, visto que o curso de fisioterapia tem um contingente pequeno de docentes.

O convênio aditivado é fruto de um longo e amplo debate que envolveu toda a comunidade de Matinhos, entre eles os vereadores da cidade a quem o reitor externou seu agradecimento pela participação e apoio na discussão que conduziu a solução ora firmada. A UFPR mantém outras parcerias com Matinhos, entre elas a realização de concursos públicos e há demandas por projetos na área do meio ambiente e sustentabilidade, turismo, em outras unidades da saúde.

No mesmo encontro foi assinado Termo de Cooperação entre a UFPR e o Município de Matinhos com o objetivo de desenvolver programas nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente e sustentabilidade e demais áreas de interesse institucional mútuo e que possam beneficiar tanto as áreas formativas da UFPR, de pesquisa e extensão como a população daquela comunidade.

Evento contou com a presença de autoridades municipais e representantes da universidade
Foto: Divulgação

Reitor reiterou o esforço da UFPR em construir uma solução que fosse adequada para o ensino no setor
Foto: Divulgação