Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Dia da Educação: projeto de licenciatura de Palotina desenvolve ferramentas para crianças cegas aprenderem com jogos virtuais

Em comemoração ao Dia da Educação, vamos divulgar durante a semana uma série de matérias da Universidade Federal do Paraná sobre ações que vão desde a educação básica até os ensinos superiores. Nesta terça-feira (24), o tema é o projeto Thundera, que tem o objetivo de criar áudio-jogos para crianças com deficiência visual da educação básica e é desenvolvido na licenciatura de Ciências da Computação de Palotina.

Além da iniciativa, chama atenção o nome que recebeu um projeto que busca melhorar a aprendizagem de crianças cegas por meio de um jogo virtual desenvolvido na Licenciatura em Ciências da Computação de Palotina: Thundera. A alusão ao planeta onde se passa um desenho animado famoso nos anos 1980 faz menção direta aos objetivos do projeto, explica o coordenador do Thundera, professor Marcos Vinicius Oliveira de Assis. “O personagem principal do desenho possuía uma espada mágica que lhe dava ‘a visão além do alcance’. Esse é o nosso objetivo, aumentar o alcance educacional de crianças com deficiência visual através de jogos eletrônicos”, conta.

Tela do game “A Cidade de Ominicron”, desenvolvido na UFPR em Palotina. Imagens: Arquivo Pessoal

O projeto reúne professores e alunos (bolsistas e voluntários) do curso de Palotina. A equipe já desenvolveu versões piloto do jogo (chamado de áudio-game) que estão em fase de testes e vêm sendo documentadas em trabalhos científicos (leia aqui e aqui). Depois de concluído, o jogo será disponibilizado gratuitamente para centros especializados na educação de pessoas cegas.

Desenvolvido dentro do Programa Licenciar, o Thundera começou em 2015, quando a equipe de Assis começou a levantar as principais necessidades de crianças com deficiência visual atendidas pelo Centro de Atendimento Especializado para Deficientes Visuais (CAEDV), que funciona na Escola Municipal Joaquim Monteiro Martins Franco.

RPG

O aluno Felipe Sobral mostra como o gamer usa o áudio-game: roteiro centrado na trilha sonora.

A pesquisa apontou que matemática e português são as duas matérias que os alunos consideram mais difíceis, dentro do plano pedagógico que seguem, fundamentado em áudio e tato. “Escolhemos essas disciplinas para abordar em nosso jogo”, explica Assis. Outra escolha com base no interesse dos alunos foi por um jogo de RPG (Role Playing Game ), em que o jogador interpreta um personagem em uma história fantástica. “Esse estilo de jogo tem preferência por conta do fator imaginativo”, diz Assis.

A história do jogo se passa numa época no futuro. A ideia é que os jogadores assumam o papel do filho do único cientista capaz de resolver uma crise causada por mau funcionamento dos robôs, mas que desaparece em meio a ela. “O filho do cientista possui deficiência visual. Com a ajuda de um robô pessoal e de um rádio, consegue falar com o pai desaparecido às vezes. Para buscar o pai, ele resolve enigmas e outros problemas de matemática e de português”, conta Luan Felipe Umeres, de 23 anos, aluno do 2.º ano da licenciatura e bolsista do projeto.

Enquanto bolsistas e voluntários como Luan trabalham no desenvolvimento do roteiro e da história do RPG, os outros, entre eles Felipe Sobral, de 18 anos, programam o jogo em linguagem Java. “Me interessei pela criação do jogo e pelas particularidades dele. É um ramo que não tem muitos desenvolvedores e nem muitos jogos para o público-alvo o que possibilidade uma grande repercussão”, conta ele.

Mais informações podem ser obtidas no site do projeto (aqui).

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...