Desenvolvido em parceria com a UFPR o Projeto Paraná Digital já reúne mais de 560 mil usuários

Possível devido a uma parceria entre o Governo estadual, a Copel e a Universidade Federal do Paraná, o Projeto Paraná Digital vem levando a Internet livre e de qualidade para várias escolas da rede pública de ensino. Segundo informações da COPEL, as escolas da rede são hoje os maiores usuários de Internet do estado. O número de usuários ultrapassa o número total do conjunto de usuários do governo estadual, fato inédito no Brasil.

O gráfico disponibilizado pela COPEL, relativo ao número de acessos das escolas, mostra que esse número vem crescendo consideravelmente nos últimos meses, especialmente porque o projeto Paraná Digital, principal responsável por essas estatísticas, já está em sua fase final de instalação dos laboratórios de informática nas 2.100 escolas da rede pública do Paraná.

O Paraná Digital se tornou possível a partir da parceria do governo estadual, da Copel e do C3SL – Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR, uma vez que teve seus custos diminuídos devido ao uso de software livre e do sistema multiterminal, que permite que quatro conjuntos de monitor, teclado e mouse sejam ligados em cada computador.

Hoje o projeto já conta com a participação de mais de 560 mil usuários, entre alunos, professores e funcionários, que podem utilizar a Internet para aprendizagem e aperfeiçoamento profissional. Esses números podem ser conferidos na página http://prdestatistica.c3sl.ufpr.br, que possui informações a respeito do uso dos laboratórios em todas as escolas, permitindo o acompanhamento dos resultados do projeto.

SOBRE O C3SL – O Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR é um grupo de pesquisa que envolve professores e pesquisadores dos departamentos de Informática e Física da universidade. O principal objetivo do Centro – que conta com parcerias com instituições públicas e privadas – é criar e aperfeiçoar soluções para ambientes computacionais unindo qualidade, independência tecnológica e redução de custos.

Internet nas escolas
Foto: Arquivo C3SL