Depois de 24 anos, UFPR volta a sediar evento da Abralin

Realizou-se na noite de quarta-feira (09), no Centro de Convenções de Curitiba, a abertura do VII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin). Este ano o Congresso, que vai até o sábado (12), tem como sede a UFPR. Cerca de 300 pessoas assistiram à solenidade de

abertura.

Depois de 24 anos, é a primeira vez que a Universidade sedia um evento da Abralin. Em 1987 a UFPR abrigou o VIII Instituto de Linguística, com cursos nas mais diversas áreas desse ramo das humanidades desse Instituto está na 20ª edição, com cerca de 40 minicursos, e serão ministrados também na UFPR em duas etapas: a primeira ocorreu de 07 a 09 de fevereiro, e a segunda será do dia 14 ao dia 18.

Ao todo, 1,4 mil pessoas estão inscritas no Congresso, que terá nove conferências e 19 mesas-redondas, entre outros. As atividades são realizadas no complexo da Reitoria da UFPR, com estudiosos vindos de várias partes do país, além de países como Espanha, Portugal, Estados Unidos e Israel.

Em sua fala na solenidade de abertura, a presidente da Abralin e professora do Departamento de Linguística da UFPR, Maria José Foltran, destacou a importância de eventos que unam o ensino à pesquisa, como ocorre com o XX Instituto e o VII Congresso. ‘Tenho uma descrença total nessa divisão de cursos em bacharelado e licenciatura. As duas coisas estão intimamente ligadas’, revelou. ‘Por isso assumimos o compromisso de promover um evento dessa magnitude’.

O reitor em exercício, Rogério Andrade Mulinari, também citou a ‘grandiosidade’ do Congresso. ‘Realizar um evento desse porte é um desafio. Um desafio que é ainda maior em uma universidade pública’, concluiu.

Cerimônia de abertura do Abralin
Foto: Rodrigo Juste Duarte