Departamento de Solos e Engenharia Agrícola lança livro sobre manejo do solo nesta quinta-feira

Com 341 páginas, a obra reúne uma parcela da experiência dos projetos “Solo Planta”, coordenado pelo professor Luciano de Almeida do Departamento de Economia Rural e Extensão da Universidade Federal do Paraná e “Transição Agroecológica em Agricultura Familiar na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná”, coordenado pela médica veterinária Marlene Mortagua Walflor da Coordenadoria de Extensão da PROEC também da UFPR.

Envolvendo professores e alunos da universidade, os projetos têm como objetivo a aproximação com os agricultores familiares, valorizando a busca de alternativas produtivas e tecnológicas de caráter conservacionista, a partir de uma visão crítica quanto aos impactos ambientais e sociais dos padrões convencionais da agricultura. Além disso, promovem o exercício interdisciplinar nas ações de extensão, ensino e pesquisa, visando o aprimoramento de uma formação não fragmentada aos estudantes de ciências agrárias, a otimização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e a identificação de problemas de pesquisa sintonizados com a realidade dos produtores.

As ações desenvolvidas nesses projetos permitiram o acúmulo de experiências e informações que resultaram na elaboração do ‘Manual de Diagnóstico da Fertilidade e Manejo dos Solos Agrícolas’, lançado ainda em 2003.
A tiragem esgotou-se em poucos meses e as sugestões e críticas apresentadas mostraram a necessidade de ampliar a obra, com a inclusão de novos autores e temas. O resultado é a publicação agora do livro “Diagnóstico e Recomendações de Manejo do Solo”.

Os capítulos abrangem aspectos relacionados à visão sistêmica da propriedade agrícola, uso de dados geoambientais, diagnóstico do sistema de produção agrícola, amostragem de solo e plantas, análise do solo e interpretação, adubação e calagem, aspectos físicos do solo, degradação e conservação do solo.

Os interessados na aquisição do livro devem entrar em contato com a secretaria do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. O endereço é Rua dos Funcionários, 1540, Cabral. O telefone é o (41) 3350-5658, fax (41)3350-5673. Também é possível fazer solicitações através do e-mail depsolos@ufpr.br.

SERVIÇO:

– O que: Lançamento do livro “Diagnóstico e Recomendações de Manejo do Solo”

– Quando: dia 21 de setembro às 17h30min

– Onde: Auditório do Setor de Ciências Agrárias – Rua dos Funcionários, 1540, Cabral

– Informações: telefone (41) 3350-5658, fax (41)3350-5673 ou e-mail depsolos@ufpr.br

Capa do livro
Foto: Arquivo do Departamento