Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Economia Rural e Extensão comemora hoje, quarta-feira (4), 50 anos

Prédio do Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo Juste Duarte)
Prédio histórico do Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo Juste Duarte)

Há 50 anos nascia o Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR, conhecido como DERE. Ao longo deste período, com professores reconhecidos, o departamento ajudou a formar profissionais de vários cursos da universidade e tornou-se um celeiro de gestores e administradores públicos. Para comemorar o cinquentenário, será promovida uma solenidade hoje,quarta-feira (4), às 19 horas, no Anfiteatro do Novo Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540).

Durante a cerimônia serão homenageados professores e técnicos administrativos aposentados, bem como os profissionais atuantes no departamento. Além disso, será lançada a pedra fundamental do novo prédio do departamento, a ser construído no próprio campus. Para finalizar, será servido um coquetel aos presentes.
De acordo com o professor João Bastista Padilha Junior, presidente da comissão organizadora dos 50 anos do DERE, a solenidade será uma grande homenagem aos que fizeram do departamento um dos mais produtivos do Setor de Ciências Agrárias. O evento contará com a presença do diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona, da chefe do Departamento de Economia Rural e Extensão, professora Vania Di Addario Guilmarães, e demais autoridades universitárias.

Atualmente, o DERE conta com 15 professores, que atendem a cinco cursos de graduação: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Medicina Veterinária e Zootecnia. Entre as disciplinas oferecidas pelo departamento estão Agronegócios, Comercialização Agrícola, Economia do Meio Ambiente, Legislação Agrária, Marketing de Produtos Agropecuários, Política Agrária, Política Florestal e Projetos Agrícolas, entre outras. Além disso, os docentes atuam em cursos de pós-graduação, como o Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal, e coordena o PECCA – Programa de Educação Continuada do Setor de Ciências Agrárias, que oferece cursos de pós-graduação a distância em diversas áreas (MBA em Gestão do Agronegócio, MBA em Gestão Florestal, MBA em Gestão Ambiental, Agronegócio, Economia e Meio Ambiente). Oferece, ainda, cursos de extensão em vários temas como: Manual de Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Operacionais Padronizados; Regularização Ambiental de Propriedades Rurais; Licenciamento Ambiental; Manejo e Inventário de Florestas Plantadas; Pagamento por Serviços Ambientais; Paisagismo Produtivo e Sistema de Informações Geográficas.

Foto histórica da Sala dos Professores do DERE
Foto histórica da Sala dos Professores do DERE

Histórico
O DERE foi instalado em 04 de março de 1965, e a 17 de março do mesmo ano foi empossado seu primeiro chefe, o professor Agostinho Bernardo da Veiga. Em 26 de abril de 1971, passou a chamar Departamento de Organização Rural, face às mudanças dentro da Universidade. A UFPR foi a primeira universidade do Brasil a lecionar como matéria obrigatória aos cursos de graduação a disciplina Extensão Rural. Em 1973, devido às mudanças organizacionais dentro da Universidade, criando os Setores, o departamento novamente mudou de nome passando a se chamar Departamento de Economia Rural e Extensão.

Texto por Simone Meirelles/ACS/Sucursal Agrárias

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...