Debate internacional sobre educação para a sustentabilidade começa dia 18

A Conferência Internacional de Educação para a Sustentabilidade reunir pesquisadores de diversos países, como o professor e ambientalista mexicano Enrique Leff. Ele proferirá a palestra magna na abertura do evento, no próximo dia 18 de maio, às 9 horas da manhã, abordando o tema “O desafio de ensinar sustentabilidade no Século XXI”. Doutor em Economia de Desenvolvimento e professor da Universidade Nacional Autônoma do México, nas áreas de ecologia política e políticas ambientais, Leff é autor de diversos livros que tratam da problemática ambiental. Entre os mais recentes, “Racionalidade Ambiental: A Reapropriação Social da Natureza; Discursos Sustentables e Ecologia, Capital e Cultura: a Territorialização da Racionalidade Ambiental. O conferencista participará ainda no mesmo dia, às 19 horas, de uma sessão de autógrafos dos livros de sua autoria no Café da Sustentabilidade, montado no hall do Cietep.

O evento é promoção conjunta de quatro instituições: a UFPR, Sistema FIEP, UTFPR e PUCPR. Será realizado de 18 a 20 de maio, nas dependências do Cietep da FIEP tem como principais temas o papel da Educação para a Sustentabilidade nas Universidades, Empresas e Governo, Inovação e Sustentabilidade para a empregabilidade, Energia Renovável para a Equidade e Educação e Cultura para a Conservação. Tem o objetivo de promover o efetivo debate não apenas entre pesquisadores e a academia mas também a discussão ampliada com estudantes de todos os níveis e profissionais interessados. Representantes de centros de expertise em desenvolvimento sustentável instituídos pela UNESCO estarão no evento para relatar as experiências desenvolvidas na África, Europa, Ásia e América.

Na tarde de terça-feira o tema Educação Superior e Sustentabilidade será abordado pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. Logo após a palestra do reitor da UFPR, será a vez da professora Mary Allegretti, Universidade de Flórida, que falará sobre Sustentabilidade e o conhecimento tradicional – no contexto Amazônia. Ainda na programação, a educação para o desenvolvimento sustentável e pedagogia do oprimido: baseado em Paulo Freire, apresentado por Koji Matsuoka, da Kobe University.

Rodrigo Rocha Loures abre a programação do segundo dia da conferência, 19 de maio, Educação & Inovação = Sustentabilidade XXI será o tema abordado pelo presidente da FIEP. Ele será seguido pela plenária Ciência e Tecnologia para um Futuro Sustentável que incluirá a discussão de Crise Econômica e Sustentabilidade; Biodiversidade e Mudanças Climáticas; e Conhecimento tradicional. Na parte da tarde, o papel da educação para Sustentabilidade será abordado pelo professor Edgar Gonzáles-Gaudiano da UNAM, México. A educação e cultura para a conservação por Nelton Friedrich, da Itaipu Binacional. Na sequência, debate e energia renovável para a equidade, pelo professor Joe Tomaz Vieira Pereira da Unicamp.

Experiência local em destaque – Inovação e Sustentabilidade para a empregabilidade será um tema local, paranaense, a ser apresentado na Conferência, com o fundador e presidente da Fundação Educere, Ater Cristófoli. Ele oportunizou a formação técnica e profissionalização de centenas de jovens em Campo Mourão com a sua Fundação Educere, recentemente premiada, pela FINEP, com o Prêmio nacional de melhor incubadora para o desenvolvimento local.

No último dia de Conferência, 20 de maio, uma atividade prática será desenvolvida pela UFPR: será ofertada, com inscrições gratuitas na secretaria do evento, das 9 às 11h30, a oficina ‘O mapa verde”, que trabalhará uma metodologia de intervenção para incentivo e divulgação de práticas de Sustentabilidade. A Conferência termina com as Redes temáticas que abordarão Juventude, Instituições de ensino para EDS, E-learning, Pobreza e Meio Ambiente e Mudanças climáticas. A programação encerra com a apresentação das Redes de aprendizagem em sustentabilidade na América Latina, com o professor Aguinaldo dos Santos, também da UFPR.

Recorte da capa do Livro Ecologia, Capital e Cultura, do professor Enrique Leff

Fonte: Leticia Hoshiguti