Após reforma, maternidade reinaugura prédio administrativo

O espaço irá abrigar serviços administrativos, como almoxarifado, faturamento, recursos humanos, direção, pagamento, controle financeiro e compras, entre outros. A mudança liberará espaço físico na sede principal, para melhor qualificar os trabalhos de ensino e de assistência.

Até fevereiro de 2009, o prédio reformado estava ocupado pela Associação de Proteção à Infância e à Maternidade Saza Lattes. Desde então, encontra-se reintegrado ao patrimônio da UFPR.

Segundo o diretor-geral, Fernando César de Oliveira Júnior, a prioridade do hospital é humanizar o atendimento, sem perder de vista a sua qualidade. ‘Nossa missão é prestar assistência obstétrica de qualidade, com um atendimento humanizado e com segurança’, diz Oliveira. ‘Na relação com os pacientes, sempre penso que poderia ser eu, minha mulher, meu filho no lugar deles.’

‘Saúde de qualidade tem um custo, mas é um investimento’, afirmou o vice-reitor Rogério Mulinari, que observou o fato de a maternidade ter adquirido a condição de hospital universitário há cerca de um ano, em março de 2009.

Após permanecer fechada durante uma década, a maternidade foi reativada em 2001, graças a uma parceria entre a UFPR e as secretarias estadual e municipal de Saúde, mediada pela Funpar.

Durante a solenidade, realizada no auditório do hospital, a diretora do Setor de Ciências da Saúde, Maria Emília von der Heyde, fez a entrega de um simulador de parto, que irá equipar o laboratório de habilidades e competências da maternidade.

Participaram da reinauguração, entre outras autoridades, Carlos Moreira Júnior, secretário estadual de Saúde, e Eliane Chomatas, secretária municipal de Saúde.

Sobre as obras

A primeira fase da reforma, que consistiu na substituição total do telhado, foi concluída em abril de 2009 e realizada através de recursos de um convênio entre a Funpar e a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Cefet (Funcefet/PR).

A segunda fase, de recuperação predial interna e externa, foi entregue na última segunda-feira (10). Os recursos envolvidos, da ordem de R$ 282,9 mil, vieram do caixa da UFPR.

Foram reformados e recuperados 374 metros quadrados de área predial interna. Nas áreas externas, 220 m² foram demolidos, e 400 m² receberam calçamento.

A reforma teve um custo total de R$ 734 por metro quadrado, bem abaixo do padrão comercial da tabela de Custos Unitários de Construção (CUB-PR), que em abril estava cotada em pouco mais de R$ 1,1 mil.

‘Com a reforma vamos qualificar ainda mais o ambiente para assistência, melhorando as acomodações’, disse a diretora administrativa do hospital, Maria Elizabeth Dal Lago.

O hospital registra atualmente 320 nascimentos —o equivalente a cerca de um quarto dos partos realizados pelo SUS em Curitiba— e 1,7 mil consultas de pronto-atendimento por mês. Além disso, contribui com a formação acadêmica de estudantes de medicina e enfermagem, entre outros cursos.

Fundada em agosto de 1914, a Maternidade Victor Ferreira do Amaral é a primeira criada na história do Paraná. Desde 3 maio de 1930 ela funciona no atual prédio da Avenida Iguaçu, tombado pelo patrimônio histórico de Curitiba.

Descerramento da placa de reinauguração do prédio administrativo do hospital

O vice-reitor Rogério Mulinari

O diretor-geral do hospital, Fernando César Oliveira Júnior
Foto: Rodrigo Juste Duarte