DCE desocupa Reitoria da UFPR

Acompanhados por servidores técnico-administrativos, os estudantes que ocuparam a Reitoria na manhã da terça, dia 05, deixaram o prédio, entregando a chave para a vice-reitora em exercício da Reitoria, professora Márcia Helena Mendonça. Para Érico Ticianel, aluno do curso de Administração e coordenador geral do DCE da UFPR, o movimento alcançou os objetivos. ‘Conseguimos, com a ocupação da Reitoria, chamar a atenção da sociedade e colocar em pauta a discussão dos pontos nacionais de reivindicação junto ao Governo Federal’, esclarece.

Os pontos da pauta nacional colocada pela UNE – União Nacional dos Estudantes que organizou o movimento nas diversas universidades públicas brasileiras – até a publicação dessa matéria além da UFPR, a UFPE, a UFRJ, a UFBA e a UFRGS já tinham manifestações de estudantes em seus campi – foca no maior compromisso do Governo Federal com a Educação, propondo uma verba específica para ser aplicada na Assistência Estudantil, 10% do PIB para a Educação (hoje 5% é direcionado para a área), além de paridade nos conselhos e autonomia administrativa para as universidades.

‘Não basta apenas realizar políticas que ampliem o acesso dos estudantes às universidades públicas, como as políticas afirmativas’, colocou João Paulo Mehl, representante dos estudantes nos conselhos da UFPR, ‘é preciso que eles possam se manter com dignidade nas instituições de ensino. Por isso, precisamos de verbas específicas para a assistência estudantil.’

Manifestações contrárias – Na manhã do dia 05, terça-feira, após a tomada do Prédio da Reitoria pelo DCE, um grupo de estudantes contrário a atual coordenação do Diretório fez manifestações no pátio da Reitoria. ‘Houve um confronto naquele momento, mas no diálogo conseguimos vencer essa oposição e levar o movimento tranqüilamente, entregando a Reitoria no prazo determinado (após 24 horas de ocupação)’, afirmou Érico.

Da manifestação, o DCE retirou um documento intitulado ‘Flores para a Luta – carta do estudantes do Ato de Ocupação da Reitoria da Universidade Federal do Paraná’. Nela, o DCE reafirma a importância da manifestação e de sua forma, na defesa da Universidade Pública. O manifesto encerra-se ‘de peito aberto, com poesia, o lúdico, a inovação, a diversidade, a democracia e a liberdade que não se queimam… Vamos em frente!’

Reitoria – A vice-reitora em exercício da Reitoria Márcia Helena Mendonça reafirmou que apesar de haver apoio à pauta de reivindicações, não concorda com a forma como a manifestação foi realizada. ‘Ocupar o Prédio da Reitoria é uma forma de agressão e de não permissão ao diálogo. Por isso, apesar de concordarmos com a pauta – apoiada inclusive pela ANDIFES (Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), não concordamos com a ocupação’, reafirmou. Segundo ela, o prédio foi entregue sem prejuízos materiais e os servidores já estavam trabalhando ao final da manhã.

Dia de luta dos estudantes da UFPR
Foto: Patricia Favorito Dorfman

Fonte: Patricia Favorito Dorfman