Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Metodologia da Educação Superior aprimora qualificação dos professores

Catarina: “É fundamental que haja trocas de experiências, o tempo todo.”. Imagem: Samira Chami Neves.

 

Marilene: “Existe uma grande variedade de instrumentos que podem ser usados para tornar as aulas mais dinâmicas, em consonância com o mundo de hoje”. Imagem: Samira Chami Neves.

A UFPR chega, em 2017, aos oito anos de existência de um dos seus projetos de qualificação de professores mais importantes: o  Curso de Metodologia da Educação Superior. Com 90 alunos por semestre e carga de 100 horas (80 virtuais e 20 presenciais), o curso objetiva levar os docentes a refletir sobre suas práticas e aprimorá-las, garantindo mais qualidade ao ensino.

“Muitos professores têm um grande conhecimento sobre suas áreas, mas não de questões pedagógicas, de didática e de procedimentos de ensino. O objetivo do curso é mostrar que existe uma grande variedade de instrumentos que podem ser usados para tornar as aulas mais dinâmicas, em consonância com o mundo de hoje”, explica a coordenadora do projeto, a pedagoga Marilene Reimer.

A diretora da Coordenação de Políticas de Formação do Professor (Copefor), professora-doutora Catarina de Souza Moro,  destaca outro aspecto positivo do curso: a interação entre os participantes. “A interação é um princípio que adotamos. É fundamental que haja trocas de experiências, o tempo todo. Isto e a diversidade enriquecem os professores”, comenta.

Teoria e prática da Educação  

Resultado de parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e a Copefor, o curso é aberto a todos os docentes da UFPR e possui três módulos. No primeiro, os professores trabalham a parte conceitual (paradigmas da Educação, correntes pedagógicas, etc). No segundo, a prática do magistério, como os procedimentos de ensino. No terceiro, os procedimentos de avaliação. Ao final, os professores elaboram um plano de aula completo  e compartilham seus trabalhos com os demais em um banner virtual.

“O nivel é elevado. A exigencia é grande. Há muitas tarefas reflexivas. As turmas são pequenas para que os tutores tenham condições de oerintar todos bem”, explica Marilene. O curso teve sua aula inaugural em 7 de abril – com a professora Maria Isabel da Cunha, que falou sobre o tema ” Docência e prática pedagógica na educação superior: perspectivas e desafios” – e se prolonga até 24 de junho.  Na metade de junho, vão se iniciar as inscrições para as turmas do segundo semestre, que começa em agosto.

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...